Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis

O costume é o mestre de todas as coisas.
(Júlio César)


Hoje é Dia de Reis e dia de comer bolo-Rei. 
Actualmente já não se comercializa em tão grande quantidade como acontecia há alguns anos atrás mas, no dia que hoje comemoramos, é indispensável na mesa dos portugueses.
Eu nunca fui muito apreciadora deste bolo pois não aprecio as frutas cristalizadas e, há muitos anos que em minha casa o bolo-rei não as tinha. Isto tem acontecido com muitas famílias e, passou a ser comum aparecer nas montras das pastelarias  um bolo idêntico, mas sem esses frutos, a que passou a dar-se o nome de bolo rainha.
No entanto,  o bolo-rei continua a reinar na quadra natalícia.



Lembro-me de alguns serões, uns tempos antes do Natal,  em que eu e os meus pais embrulhávamos os brindes, que mais tarde se  colocavam juntamente com a fava, na massa do bolo-rei, antes de ir ao forno.
Eram miniaturas metálicas que se enrolavam em pedacinhos de papel vegetal. Como eram pequenos objectos de que as crianças da época gostavam, muitas vezes a vizinha do apartamento do lado, vinha com os três filhos, ajudar.


Eram serões que me alegravam bastante, pois enquanto os mais novos brincavam com as pequeninas peças, os adultos narravam as  experiências vividas nesta quadra, nos seus tempos de criança.
Lembro-me também  quando se partia o bolo-rei, os mais novos tentavam espreitar todas as fatias, para ver se descobriam onde se encontrava o brinde. Era uma grande algazarra, pois os pais bem diziam que tínhamos que comer a fatia que nos calhasse em sorte, mas  nós queriamos uma onde se vislumbrasse qualquer indício de brinde. Já a fava ninguém a queria. Diziam que   aquele a quem ela saísse, teria que pagar o bolo-rei seguinte.
Actualmente,  os brindes no bolo-rei foram proibidos pelas directrizes da União Europeia, no entanto a simbologia e o sabor continuam os mesmos.
A propósito: - Vai uma fatia?





Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

7 comentários:

* J Pinto disse...

M Lourdes
Parabéns por ter publicado tão interessantes pormenores sobre as tradições do Natal, nomeadamente as de Sobral Magro. Conhece bem os assuntos e nada lhe escapa. Gostei de conhecer este seu relato tão pessoal sobre o bolo-rei da pastelaria Bijou do Calhariz. Comia-se agora uma fatia!
Continuação de Boas Festas.
Um beijo

Osvaldo disse...

Lourdes;

Obrigado pela fatia de Bolo Rei, estava muito bom!!!.

Ainda hoje nós guardamos essa tradição e como depois de alguns anos, os grandes super-mercados da Europa onde há grande concentração de portugueses, recebem esse tradicional bolo da Pastelaria Douromel de Tabuaço, nós cá em casa reunimos os filhos e netos para comemorar este dia.
Só tenho pena que a fava e o brnde tenham sido suprimidos do bolo porque fazia parte da brincadeira sadia da familia e quem tivesse a fava, bem tinha que comprar o bolo no ano seguinte!!!.

Agora, que não há mais fava,... sou eu que vou às favas todos os anos. rsrsrs.

bjs, Lourdes.
Osvaldo

Unknown disse...

Lembro-me perfeitamente dos brindes do Bolo Rei, ainda sou do tempo em que saiam mesmo coisas bonitas em porcelana e até em joia barata mas que até dava para usar.
Pena ter acabado, só não gostava de encontrar o papel na boca, até me arrepiava, só de pensar já estou.
Gostei de ler, beijinhos.
Resto de um bom dia.
Manuela

Joaquim Angelo disse...

D Lourdes confesso que já foi uma fatia com um café,e que bom estava, não era da mesma pastelaria, mas também era saboroso... bjcs

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes

Por aqui já não se festeja o Dia de Reis, mas neste ano ganhei um bolo de Reis maravilhoso (sem as prendas, naturalmente) que é feito pelos monges do Mosteiro de São Bento (SP).
Iguaria dos deuses, sem dúvida, e com as frutinhas (que gosto, ao contrário de minha amiga... rs). Só que foi "devorado" muito antes porque queria que meus gringuinhos também desfrutassem também dessa gostosura.
Beijos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida amiga Lourdes,

Sabes que nem me lembrei que era dia dos Reis :(((
Por acaso comi bacalhau com todos ao almoço e havia à noite as sobras e um bolo que uma das minhas alunas me tinha dado. Foi assim celebrado o nosso dia dos Reis.
Haja saúde e obrigada pela tua fatia e bolo rei. Estava deliciosa.

Beijinhos

Unknown disse...

OLÁ AMIGA!!!
SE NÃO FOSSE O MAR, NOSSA JA ESTAVAMOS TODOS SUFOCADO DO CALOR, QUE ESTÁ FAZENDO POR AQUI.
TEM PESSOAS QUE JÁ ATÉ PASSARAM MAL.
MAS TUDO BEM.
MENINA E EU ADORO O FRIO.
IMAGINA COMO EU ESTOU GOSTANDO DESSE CALOR.
BEIJÃO ATÉ BREVE.
MARLI