Só porque há neve no telhado não se pode concluir que faz frio do lado de dentro.
( Provérbio americano )
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
O país tirita de frio e hoje "a minha aldeia" vestiu-se de branco. Logo de manhã o seu aspecto, visto do terraço da Ana Teresa, era este:
Os flocos de neve caiam sobre a povoação, revestindo-a dum manto imaculadamente branco, dava à aldeia uma beleza acrescida.
Quando recebi as imagens que a Ana Teresa me enviou, lembrei-me do meu pirmeiro ano de trabalho, em que leccionei no Sobral Magro.
Nevou várias vezes durante esse Inverno. Eu e as minhas crianças, no pátio da escola , faces rosadas, narizes vermelhos e pés molhados, brincávamos saltando sobre a neve fofa, tentando apanhar no ar os farrapos que caíam e fazíamos pequenos bonecos de neve sem sentir o frio. De vez em quando, algum escorregava e caía. A risada era geral, apontando para o rabo molhado e com neve agarrada, daquele que escorregara.
Éramos todos crianças.
Éramos todos crianças.
Mais tarde já em casa, junto à lareira por detrás da vidraça, observava as pessoas apressadas, que regressavam a suas casas, vindos do campo de tratarem os seus animais, que tinham passado o dia inteiro fechados no curral.
Os ramos da cameleira do quintal, ficavam cobertos de montinhos brancos deixando aparecer aqui e além o vermelho da camélia que contrastava com toda aquela alvura.
Por vezes tinha que limpar as vidraças, pois o vapor da minha respiração embaciava-as e eu deixava de ver a paisagem encantadora que rodeava a minha casa.
Enquanto a lenha crepitava na lareira transmitindo-me uma doce sensação de conforto e aconchego, eu ficava alí a admirar aquela magnífica tela pintada pela natureza.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.
7 comentários:
Lourdes;
Por todos os encantos que a neve nos possa transmitir, este ano já não a suporto porque depois de três semanas não vejo outra coisa. É linda, concordo, mas as complicações são enormes.
Belas fotos de Sobral Magro.
bjs, Lourdes,
Osvaldo
a neve tem alguma coisa virginal. cumprimentos
São imagens fantásticas que não nos podem deixar indiferentes. De repente, todos nos sentimos crianças! Apetece logo brincar, moldar bonecos e dar uns passos sobre o tapete fofo da neve. Estas imagens aumentam a auto-estima dos que lutam pela reabilitação das aldeias tradicionais. Por estes dias, Sobral Magro é um lindo postal ilustrado!
Parabéns, também, pelo texto. Ele é bem revelador das suas capacidades enquanto docente. Magister dixit!
Beijos
Osvaldo
É perfeitamente normal que isso aconteça, pois na Suíça há nevões e aqui há neve que quase derrete ao chegar ao solo. E, como diz o povo: "Tudo o que é demais enjoa...".
Beijos
Alfacinha
É um facto. O branco está conotado com a pureza e é natural a sua comparação.
Beijinhos
José
Ainda hoje eu gostava de poder andar a brincar na neve , só que agora, em vez dos alunos teria a companhia da neta. Tenho a certeza que ela iria adorar.
Beijinhos
são imagens fantásticas, a que não podemos ficar indiferentes. Ainda mais quando há neve. Lindas estas nossas aldeias ainda mais quando se vestem de branco.
Recordo com saudade o tempo da meninice fazendo bonecos de neve, e atirando umas bolas uns aos outros.
Um abraço
Acácio
Enviar um comentário