Powered By Blogger

domingo, 10 de janeiro de 2010

Cai Neve em Sobral Magro

Só porque há neve no telhado não se pode concluir que faz frio do lado de dentro.
( Provérbio americano )


O país tirita de frio e hoje "a minha aldeia" vestiu-se de branco. Logo de manhã o seu aspecto, visto do terraço da Ana Teresa,  era este:
Os flocos de neve caiam sobre a povoação, revestindo-a dum manto imaculadamente branco, dava à aldeia uma beleza acrescida.


                                     


Quando recebi as imagens que a Ana Teresa me enviou, lembrei-me do meu pirmeiro ano de trabalho, em que leccionei no Sobral Magro.
Nevou várias vezes durante esse Inverno.  Eu e as minhas crianças, no pátio da escola , faces rosadas, narizes vermelhos e pés  molhados, brincávamos saltando sobre a neve fofa, tentando apanhar no ar os farrapos que caíam e   fazíamos pequenos bonecos de neve  sem   sentir o frio. De vez em quando, algum escorregava e caía. A risada era geral, apontando para o rabo molhado e com neve agarrada, daquele que escorregara.
Éramos todos crianças.
Mais tarde já em casa, junto à lareira por detrás da vidraça, observava as  pessoas apressadas, que regressavam a suas casas, vindos do campo de tratarem  os seus animais, que tinham passado o dia inteiro fechados no curral. 
Os ramos da cameleira do quintal, ficavam cobertos de montinhos brancos  deixando aparecer aqui e além o vermelho da camélia que contrastava com toda aquela alvura.
Por vezes tinha que limpar as vidraças,  pois o vapor da minha respiração embaciava-as e eu deixava de ver a paisagem encantadora que rodeava a minha casa.


Enquanto a lenha crepitava na lareira transmitindo-me uma doce sensação de conforto e aconchego, eu  ficava alí a admirar aquela  magnífica tela pintada pela natureza.


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.





7 comentários:

Osvaldo disse...

Lourdes;

Por todos os encantos que a neve nos possa transmitir, este ano já não a suporto porque depois de três semanas não vejo outra coisa. É linda, concordo, mas as complicações são enormes.

Belas fotos de Sobral Magro.

bjs, Lourdes,
Osvaldo

alfacinha disse...

a neve tem alguma coisa virginal. cumprimentos

* J Pinto disse...

São imagens fantásticas que não nos podem deixar indiferentes. De repente, todos nos sentimos crianças! Apetece logo brincar, moldar bonecos e dar uns passos sobre o tapete fofo da neve. Estas imagens aumentam a auto-estima dos que lutam pela reabilitação das aldeias tradicionais. Por estes dias, Sobral Magro é um lindo postal ilustrado!

Parabéns, também, pelo texto. Ele é bem revelador das suas capacidades enquanto docente. Magister dixit!
Beijos

Lourdes disse...

Osvaldo
É perfeitamente normal que isso aconteça, pois na Suíça há nevões e aqui há neve que quase derrete ao chegar ao solo. E, como diz o povo: "Tudo o que é demais enjoa...".
Beijos

Lourdes disse...

Alfacinha
É um facto. O branco está conotado com a pureza e é natural a sua comparação.
Beijinhos

Lourdes disse...

José
Ainda hoje eu gostava de poder andar a brincar na neve , só que agora, em vez dos alunos teria a companhia da neta. Tenho a certeza que ela iria adorar.
Beijinhos

Acácio Moreira disse...

são imagens fantásticas, a que não podemos ficar indiferentes. Ainda mais quando há neve. Lindas estas nossas aldeias ainda mais quando se vestem de branco.
Recordo com saudade o tempo da meninice fazendo bonecos de neve, e atirando umas bolas uns aos outros.
Um abraço
Acácio