Powered By Blogger

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pelos Caminhos de Portugal: Estremoz

Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendermos sempre.
(Paulo Freire)


                                   
Partimos de Montemor-o-Novo em direcção a Estremoz, outra cidade por onde pretendíamos passar. Próximo , existem inúmeras pedreiras de mármore, pelos quais a região é bem conhecida. Seguimos para o centro, mas como já estava a escurecer e, como tínhamos o destino do dia marcado para Marvão, resolvemos subir até junto à Torre de Menagem do castelo , pois situado no ponto mais alto da cidade, dar-nos-ia a possibilidade de ter uma   perspectiva completa da cidade.
O Castelo de Estremoz cuja construção remonta ao Sec. XIII, serviu de residência ao rei D. Dinis, na época do seu noivado com D. Isabel de Aragão.
 A Raínha Santa Isabel viria a falecer num palácio, junto ao castelo, que D. Dinís para ela mandou construir  e que, mais tarde,   foi transformado numa das mais luxuosas pousadas do nosso país.

                                 

  - Torre Cimeira e Capelinha -

Junto ao palácio, existem vários edifícios merecedores de visita. Entrámos  no  Museu Municipal e apesar de estar próximo da hora de encerramento ao público, ainda pudémos apreciar   algumas das obras expostas bem como uma colecção de  Presépios feitos com o característico barro de Estremoz, que dois artesãos locais  construíam na oficina do Museu. 
Visitámos ainda, a Igreja de Santa Maria, considerada uma das obras religiosas mais importantes da fase final da Renascença na região do Alentejo.
No Largo D. Dinis, junto à Torre de Menagem, pudémos então usufruir duma magnífica vista sobre a cidade de Estremoz   e  herdades  que a rodeiam.
À medida que anoitecia, pudémos  ainda apreciar um esplêndido pôr do sol, que deu um encanto ainda maior à planície alentejana.


Entretanto anoitecera e iniciámos a viagem   a caminho de Marvão.
Mais um castelo visitado e  mais uma linda cidade a merecer uma visita mais prolongada.






Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


3 comentários:

Luantes disse...

Bom dia minha amiga
O seu blog toca me profundamente num motivo que adoro
Viajens
Sou um eterno viajante e felizmente do nosso País conheço todos os cantinhos
Virei reviver as minhas viajens através das suas
Bjsssssss

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes
Obrigada por dividir conosco essas suas viagens e por nos mostrar pedaços lindos de seu Portugal.
Muito linda a foto do casal. Parabéns e que Deus abençoe sempre os seus caminhos.
Beijos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Lourdes,

Fez uma belíssima escolha no seu roteiro. Estremoz é linda, não fossem as amplitudes térmicas que aliás dão o nome à terra.

Fantástico trabalho e bela reportagem fotográfica.

Beijos