Powered By Blogger

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Nª Sª da Conceição - Padroeira de Portugal

A homem agradecido, todo o bem é devido .
(Ditado Popular)



Hoje comemorou-se  o dia de Nª Sª da Conceição, que o rei D. João IV declarou padroeira e coroou como rainha de Portugal, nas cortes de Lisboa, realizadas em  1646, como agradecimento pelo êxito na  Restauração da Independência.



- Estátua equestre de D. João IV em Vila Viçosa, junto ao Palácio Ducal -


Perante a sua Corte, D. João IV declarou:
“…assentamos de tomar por padroeira de Nossos Reinos e Senhorios, a Santíssima Virgem, Nossa Senhora da Conceição, na forma dos Breves do Santo Padre Urbano 8º, obrigando-me a aceitar a confirmação da Santa Sé Apostólica e lhe ofereço em meu nome e do príncipe D. Theodósio, e de todos os meus descendentes, sucessores, Reinos, Senhorios e Vassalos a Sua Santa Caza da Conceição sita em Vila Viçosa...
…se alguma pessoa intentar contra esta nossa promessa, juramento e vassalagem, por este mesmo efeito, sendo vassalo, o havemos por não natural e queremos que seja logo lançado fora do Reino; se fôr Rei, haja a sua e nossa maldição e não se conte entre nossos descendentes, esperando que pelo mesmo Deus que nos deu o Reino e subiu à dignidade real, seja dela abatido e despojado.”


A partir de então, mais nenhum rei ou rainha usou a coroa na cabeça, ficando esse direito reservado unicamente a Nossa Senhora, cuja imagem coroada  se encontra no altar do Santuário de Nª Sª da Conceição de Vila Viçosa.


- Igreja de Nª Sª da Conceição em Vila Viçosa -







Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

1 comentário:

Unknown disse...

Olá amiga!
Quem pudesse conhecer, sua cidade.
Deve ser maravilhosa.
Obrigado pela visita.
Beijinhos e boa quarta feira.
Marli