Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Convívio no Sobral Magro

É o encontro com as outras pessoas que faz a vida valer a pena.
(Guy de Maupassant)



Durante o passado fim de semana estive presente no Convívio em Sobral Magro.
No último Domingo de Novembro é costume realizar-se a Missa e Procissão ao cemitério, que na sede de freguesia se realizam no dia 1 de Novembro. Aproveitando esta data, em que muitos dos naturais  da aldeia ali se deslocam, para homenagear os seus familiares e amigos já falecidos, a Comissão de Melhoramentos organiza, de há uns anos a esta parte, um almoço-convívio que se realiza no Sábado.


O almoço,  constou de caldo verde, porco no espeto, acompanhado de arroz de feijão, bem regados pelo vinho da região. A sobremesa contou também com alguns doces característicos da região. Arroz doce, tigelada, pão leve e outros bolos variados foram guloseimas muito apreciadas.
Este ano, acompanharam-nos neste evento os senhores Presidentes da Câmara Municipal de Arganil e da Junta de Freguesia de Pomares bem como o sr. Vereador Luís Paulo.


No final da refeição o Sr. João de Carvalho, presidente da Comissão de Melhoramentos agradeceu a presença dos elementos dos órgãos autarquicos e a colaboração que prestaram à colectividade durante o último mandato, fazendo votos para que se mantenha durante o próximo. Aproveitou para informar das necessidades mais prementes da povoação que são, principalmente,  a salubridade da água que serve a povoação, só possível de resolver com a abertura de um estradão que ligue os dois depósitos existentes na aldeia e o arranjo da estrada que liga o Sobral Magro ao resto do mundo.
De seguida, usou da palavra o sr. Presidente da Junta de Freguesia de Pomares, que informou sobre a sua determinação em continuar a ajudar a Comissão de Melhoramentos na medida das suas possibilidades e fazendo a ligação com a Câmara Municipal sempre que não lhe seja possível dar resposta à ssolicitações.
Finalmente o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, agradeceu o convite para estar presente neste almoço e informou que irá fazer todos os esforços, para continuar a dar resposta positiva  às necessidades da povoação. Para começar o novo mandato,  irá dar andamento à construção do estradão que liga os depósitos. Quanto ao arranjo da estrada nada prometeu, pois não faz parte da dinâmica deste executivo fazer promessas que não têm a certeza de poder cumprir. Assim, informou que o assunto irá ser analisado para averiguar as necessidades e possibilidades de resolução.
Durante a tarde, o Grupo de Cantares do Alva e Açor animou os mais resistentes ao frio que se fazia sentir, entoando músicas inéditas, com letras relacionadas com o quotidiano, de há alguns anos atrás, das aldeias do concelho e surpreendendo-nos com uma cantiga dedicada ao Sobral Magro.


No fim da tarde, fez-se um magusto e um lanche ajantarado, que foram ingeridos com  grande animação por entre as cantigas do Grupo de Cantares do Alva e Açor que, já em forma de convívio, entoaram mais algumas modas do seu reportório.
Não posso deixar de destacar a simpatia dos elementos deste Grupo que tão bem se integraram no ambiente, interagindo afavelmente com os sobralmagrenses presentes.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


2 comentários:

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes
Bem vinda em sua volta, minha amiga.
Que bom que já a temos de volta.
Beijos e um lindo dia para você.

Maria Filomena disse...

Maria de Lourdes,
esse convívio é muito bom....
e uma forma de não deixarmos morrer a convivência de antigamente....
abraços de Maria Filomena
ps- não sei qual o teu e-mail para mandar as fotos......