Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

De Verão





De Verão
I


No campo; eu acho nele a musa que me anima:
A claridade, a robustez, a acção.
Esta manhã, saí com minha prima,
Em quem eu noto a mais sincera estima
E a mais completa e séria educação.


II


Criança encantadora! Eu mal esboço o quadro
Da lírica excursão, de intimidade,
Não pinto a velha ermida com seu adro;
Sei só desenho de compasso e esquadro,
Respiro indústria, paz, salubridade.


III


Andam cantando aos bois; vamos cortando as leiras;
E tu dizias: «Fumas? E as fagulhas?
Apaga o teu cachimbo junto às eiras;
Colhe-me uns brincos rubros nas gingeiras!
Quanto me alegra a calma das debulhas!»


IV


E perguntavas sobre os últimos inventos
Agrícolas. Que aldeias tão lavadas!
Bons ares! Boa luz! Bons alimentos!
Olha: os saloios vivos, corpulentos,
Como nos fazem grandes barretadas!


V


Voltemos. Na ribeira abundam as ramagens
Dos olivais escuros. Onde irás?
Regressam rebanhos das pastagens;
Ondeiam milhos, nuvens e miragens,
E, silencioso, eu fico para trás.


VI


Numa colina azul brilha um lugar caiado.
Belo! E arrimada ao cabo da sombrinha,
Com teu chapéu de palha, desabado,
Tu continuas na azinhaga; ao lado
Verdeja, vicejante, a nossa vinha.


Cesário Verde




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

1 comentário:

alfacinha disse...

Na Bélgica o verão já acabou por causa a chuva permanente durante o mês de augusto. Felizmente, parto em algumas semanas para o país dos lusos à procuro do sol.Cumprimentos de Antuérpia