Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de março de 2010

Pelos Caminhos de Portugal: Palmela

Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendermos sempre. 
(Paulo Freire )


Mais uma vez, o dia acordou cinzento adivinhando chuva. Hoje tinha  uma consulta de oftalmologia em Palmela e saí de casa um pouco mais cedo, não fosse o tempo pregar-me alguma partida. No entanto, apenas caíram uns chuviscos e  cheguei ao meu destino muito antes do horário previsto.
Apesar de já conhecer bem a localidade, aproveitei  para dar umas voltinhas. A máquina fotográfica que sempre me acompanha, lá estava na mala e as fotos  saíram obrigatoriamente.



- Pelourinho -

Perde-se nos tempos a origem de Palmela mas, sabe-se que foram muitos os povos que por ali se fixaram, antes da sua conquista  aos mouros por D. Afonso Henriques, que a entregou à Ordem de Santiago e Espada, já possuidora duma grande parte do território entre o rio Tejo e Mértola (Baixo Alentejo).


- Monumento  alusivo à Rota dos Vinhos-

Em   1423, D. João I manda construir  um convento no castelo, que passa a ser a sede da Ordem  até à extinção das Ordens Militares. Esse convento encontra-se actualmente transformadado em  pousada de onde se pode usufruir duma vista panorâmica deslumbrante.



- Vista sobre a cidade de Setúbal e estuário do Sado -



- Coreto -

 


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

6 comentários:

Ricardo e Regina Calmon disse...

Linda citação de Paulo Freire,belissimas e profissionais fotos textos sempre especiais ,oriundos de uma Tulipa como se pessoa feminina fosse!

Viva la vida!,
,bzu mãos suas senhora querida nossa!

Joaquim Angelo disse...

D Lourdes Palmela e uma vila bonita, e bem situada rodeada pelas belas baixas de terrenos agrícolas,mas aonde eu queria chegar,há dois dias fui levantar um documento a Câmara que era suposto ter que o levantar...Mas na minha saída deste organismo chovia agua que nem imagine...

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes

Adorei passear com você por Palmela, vislumbrar Setúbel... Lindo.
Obrigada, beijos e bom dia.

alfacinha disse...

Já gastei muitas horas e sapatos nos arredores de Palmela e conheço aquela zona melhor que o meu bolso de calças. O melhor destino turístico.

Unknown disse...

Olá Miga!
Belissimas imagens.
Vim agradecer o carinho e dizer que tem mimo comemorativo as 5oo seguidoras.
Vá lá pegar.
Bjs e bom fim de seman.
Marli

Acacio Moreira disse...

Olá Lourdes!
Lindas imagens, com uma bela reportagem. Palmela é uma vila muito bonita. Com paisagens deslumbrantes que nos dão a possibilidade de fazer lindas fotografias, tal como a zona antiga da vila que justifica sempre uma passagem. Uma terra que conheço bem, e que gosto muito.
Tendo em conta que resido e trabalho nesta zona.
Um abraço
Acácio