Powered By Blogger

sábado, 20 de março de 2010

Vamos Limpar Portugal

Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.
(Chico Xavier)






A Primavera chegou!
Mas chegou chorando de vergonha pelo seu primeiro dia tão pouco primaveril. Ainda por cima, hoje o dia "marcado" para limpar o país, tal como já tinha sido mencionado aqui .





O mínimo que desejaríamos era que não chovesse, mas tal não aconteceu. Valha-nos que, neste momento, não chove apesar de as nuvens pairarem ameaçadoras sobre a minha localidade. Fica a esperança para que se mantenha, pelo menos assim ao longo do dia.

Os habitantes de Fernão Ferro estão no terreno e, na  região da minha aldeia,   a Junta de Freguesia também se envolveu neste movimento.
Esta campanha que decorre a nível nacional é bastante meritória e foi muito bem acolhida por todos. Esperemos que o espírito que nos faz movimentar no dia de hoje, não fique por aqui e se prolongue pelo ano inteiro. Há que despertar  consciências para a necesidade de se fazer algo para manter o ambiente que nos rodeia e nos dá vida,  limpo e saudável. O primeiro passo seria educar as pessoas para colocarem os lixos nos locais próprios e assim não fossem  necessárias campanhas deste género. Mas já que chegámos a esta situação,

Vamos Limpar Portugal!

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.





6 comentários:

alfacinha disse...

Iniciativa boa, mas, eu não tenho a impressão que o norte de Portugal precisa de limpeza. Em general as muitas aldeias adoráveis no norte são uns exemplos para as grandes cidades no mundo, onde as pessoas estão fartas das ruas sujas.
Muita sorte com a limpeza, cumprimentos de Antuérpia.

Osvaldo disse...

Lourdes;

Vamos lá todos unir as nossas forças e "Limpar Portugal".
Mas... Começamos por onde?... pela Assembleia, pelo Governo, pela Justiça, pelo Futebol, pelas Sucatas e Sucateiros e Engenheiros,??????.... por onde se deve começar?.

bjs, Lourdes.
Osvaldo

Flora Maria disse...

Concordo com você, quando diz que se todos fizessem sua parte não seria necessário o artifício das Campanhas.

Mas também sei que nós, seres humanos, precisamos de uns empurrões para agirmos corretamente. Então, que venham as Campanhas !
Vocês estão fazendo o que eu chamo de Limpeza de Primavera.

Bom trabalho !

Beijo

Lourdes disse...

Alfacinha
Concordo com o que escreve. Nas aldeias há menos lixo mas, se calhar é porque também há menos pessoas a sujar.
Beijinhos do concelho do Seixal.


Osvaldo
É melhor começarmos pelo lixo inerte. Esse ainda o comum dos mortais pode limpar. O outro..."Tem pai que é cego..."
Beijinhos.


Flora
Pensamos todos mais ou menos da mesma maneira, o pior é aplicar as nossas ideias. Precisamos mesmo de "empurrões"...
Beijinhos

João Celorico disse...

Olá, Lourdes!
Agora, que Portugal está mais limpo, já chegou a Primavera e hoje é o Dia Mundial da Poesia, cheguei eu aqui para agradecer as suas visitas e comentários ao meu blogue.
Bem haja e volte sempre
Abraço,
João Celorico

P.S.: Na minha zona um dos que andou a limpar foi o sr. Presidente da República. Eu diria que o "slogan" da campanha seguinte devia ser "Por favor não sujem Portugal" porque agora, os malandros, têm o terreno mais limpo para emporcalhotarem!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Minha querida amiga Lourdes,

Pois por aqui choveu mesmo... mas limparam-se toneladas de lixo.
Amanhã saberei números exactos para o meu Concelho e por freguesias, uma vez que fui a Coordenadora para Cerveira.

No geral e apesar da chuva, posso dizer que a Campanha foi um sucesso.
As pessoas envolvidas ficaram mais sensibilizadas para o problema que resulta da falta de civismo e também mais conscientes para respeitar a meio ambiente, a Natureza.

Vamos impedir que as nossas florestas continuem a ser destruída sobretudo por construtores civis que cobram aos seus clientes verbas absurdas para o descarte do lixo, mas depois em vez de o levarem ao aterro, o despejam na mata mais próxima.

O outro grande problema é a quase total ausência de informação que leva a que as pessoas despejem os chamados monstros, sofás, frigoríficos, etc, nos nossos belos montes.
Basta uma chamada de custo 50 céntimos para a Câmara Municipal que a mesma manda recolher.

Esperemos que resulte, e que num futuro muito próximo, as nossas florestas bem coo todo o país seja reflexo desta acção.
Beijinhos