Powered By Blogger

terça-feira, 31 de março de 2009

O "Necas"


Morrer é apenas não ser visto. Morrer é a curva da estrada.
(Fernando Pessoa)


§§§§§------§§§§§





Faleceu, ontem em Pomares, o Sr. António Castanheira que todos conheciam por Necas.
Era um amigo desde o tempo em que andava pela freguesia com a aparelhagem do "padre" (como lhe chamávamos).
Lembro-me dele, sentado na varanda da casa da minha avó no Sobral Magro a colocar, num gira discos ligado a altifalantes, a música que trazia a alegria às povoações em dias de festa. E eu, ainda criança, sentava-me junto dele, de olhos arregalados observava a habilidade com que ele colocava a agulha sobre o disco e a música se fazia ouvir, para os pares que rodopiavam no Largo da Barroca.
Ao som dos Conjuntos de Maria Albertina e António Mafra , muitas promessas de amor se trocaram e muitos casamentos se arranjaram.


- Era nesta varanda onde estava a minha avó,
que o Necas “punha a música” -



As aparelhagens sonoras já não abrilhantam as festas, mas o nome do Necas permanecerá para sempre na lembrançados habitantes das povoações da freguesia.
Paz à sua alma.




Obrigada pela visita. Volte sempre.





segunda-feira, 30 de março de 2009

Travessia Aérea do Atlântico Sul


Nos campos da observação, o acaso favorece apenas as mentes preparadas.
(Louis Pasteur)


§§§§§------§§§§§




A 30 de Março de 1922, Gago Coutinho e Sacadura Cabral partiam, de Lisboa com destino ao Rio de Janeiro, a bordo do hidrovião Lustânia. Este foi o início da primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
Nesta viagem, foi utilizado experimentalmente um sextante aperfeiçoado pelos dois aviadores, que permitiu a navegação astronómica com uma precisão que nunca anteriormente tinha sido conseguida.




- Preparação da partida para a viagem -
(Imagem do Arquivo Municipal de Lisboa)



Esta viagem, um pouco atribulada destes dois aviadores, terminou no dia 17 de Junho na Baía de Guanabara no Brasil .

Apesar de demoraram na travessia mais de dois meses, o tempo de vôo foi penas de sessenta e duas horas e vinte e seis minutos e teve um papel muito importante na evolução da história da aviação.


Obrigada pela visita. Volte sempre.



domingo, 29 de março de 2009

Baile da Pinha

Não se compra a amizade de um companheiro a quem as privações vividas em comum nos ligaram para sempre.
(Saint-Exupéry)



§§§§§------§§§§§


O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva realizou na passada noite o Baile da Pinha. Depois da experiência do ano passado, fiquei com vontade de estar presente no baile deste ano.



E assim foi. Combinei com o meu marido e um grupo de vizinhos naturais do Vale do Torno e lá fomos até ao Grupo Recreativo da Ramalha, em Almada.
Fomos recebidos da forma hospitaleira a que os amigos do Soito da Ruiva já nos habituaram. O ambiente era familiar, onde todos interagiam de forma ordenada, para que tudo corresse bem durante a noite.





No local que servia de cozinha, um grupo de senhoras cozinhava caldo verde, bifanas e torresmos à moda da nossa região, enquanto os nossos olhos se regalavam perante os petiscos presentes em cima da bancada que servia de balcão. Duas cestas exibiam apetitosos queijos e broas tradicionais da nossa região. Pataniscas, rissóis, pãezinhos com chouriço, queijinhos frescos, arroz doce, tigelada, coscoréis e bolos diversos faziam crescer água na boca, mesmo de quem sofresse de fastio. A dificuldade estava na escolha . Tudo tinha um aspecto apetitoso mas o nosso estômago não tinha espaço para tantas iguarias.





O ambiente era acolhedor e, apesar de ser noite de jogo decisivo de Portugal, que tentava a qualificação para o campeonato do mundo de futebol , os pares rodopiavam, mostrando a sua habilidade para o bailarico, ao som do acordeão da Paula Marques.
Presentes estiveram representantes de várias aldeias da freguesia de Pomares, que se juntaram aos naturais do Soito da Ruiva, nesta noite em que esteve patente a amizade e entendimento existente entre as suas povoações.





Terminado o jogo de futebol, a sala de baile encheu-se por completo e realizou-se então o concurso do baile da pinha.
No final , já a noite ia alta, regressámos a casa satisfeitos por mais uma noite divertida e bem passada na companhia de pessoas de aldeias diferentes, mas que comungam das mesmas dificuldades e anseios.
Obrigada amigos do Soito da Ruiva pela vossa amizade e bem receber.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre!


sábado, 28 de março de 2009

Irmã Lúcia


Que Maria seja toda a razão da sua existência e o guie ao porto seguro da eterna salvação. Que Ela lhe sirva de doce modelo e inspiração na virtude da santa humildade.
(Padre Pio)


§§§§§------§§§§§

Faz hoje 102 anos que nasceu em Aljustrel (Fátima), Lúcia de Jesus dos Santos.
Com 10 anos, juntamente com seus primos Jacinta e Francisco Marto, viu, pela primeira vez, a Virgem Maria na região da Cova da Iria, enquanto guardavam os seus rebanhos.
Mais tarde entrou para o Convento, tornando-se freira da Ordem das Carmelitas Descalças, passando a ser conhecida por Irmã Lúcia do Coração Imaculado.
Faleceu em Coimbra no dia 13 de Fevereiro de 2005.



- A irmã Lúcia -

Após várias aparições, foi edificada uma basílica junto ao sítio das aparições que passou a ser local de culto a Nossa Senhora de Fátima, de grandes manifestações de fé na Virgem e de peregrinação dos fiéis que ali se deslocam para fazer as suas preces, pagar promessas ou simplesmente meditar e rezar.
Nossa Senhora de Fátima é venerada em todo o Mundo e tem muitos e fervorosos devotos na freguesia de Pomares. Sobral Magro não foge à regra e, lembro-me dos tempos em que, há muitos anos, o ti António Custódio organizava anualmente uma excursão/peregrinação a Fátima, para assistir às cerimónias que decorrem nos dias 12 e 13 de Maio.
As duas fotos seguintes, são desse tempo.








Obrigada pela visita. Volte sempre.






sexta-feira, 27 de março de 2009

Dia Mundial do Teatro


O mundo é um palco. E homens e mulheres não mais que meros actores. Entram e saem de cena e durante a sua vida não fazem mais que desempenhar alguns papéis.
(William Shakespeare)

§§§§§------§§§§§


Hoje, Dia Mundial do Teatro, vieram-me à lembrança imagens de algumas brincadeiras teatrais de que fiz parte. Novinha, ainda na escola primária, entrava contrariada nas peças que as professoras escolhiam para as alunas representarem nas festas escolares. Era uma criança muito tímida e estava pouco à vontade a representar. Mas, apesar do pavor que sentia, lá enfrentava os pais das minhas colegas que iam assistir.
Bem mais tarde, finalista do meu curso, colaborei na escrita duma peça para a festa de recepção aos caloiros, onde fiz também uma intervenção. Neste caso, já me senti mais à vontade, pois enquanto estagiária, era posta à prova frente aos alunos e às orientadoras de estágio.
Nas comemorações do cinquentenário da Comissão de Melhoramentos de Sobral Magro, resolvemos escrever a história da povoação em jeito de jograis e lá estive integrada no grupo. O mesmo aconteceu anos depois numa festa de Verão, em que fizémos uma peça musical onde utilizámos cantigas e alguns termos do vocabulário usados pelos naturais da região, há muitos anos atrás.


- Cinquentenário da Comissão de

Melhoramentos de Sobral Magro -


Este último caso foi uma experiência muito gratificante, pois ocorreu no Sobral Magro, com a presença da maior parte dos habitantes da povoação, onde me sinto em família.
Foi indiscritível a sensação vivida em cima do palco. As caras felizes das pessoas mais idosas, que nos acompanhavam alegremente nas cantigas que outrora cantavam e dançavam nos tempos livres e algumas lágrimas teimosas que rolavam na face de outras que recordavam com saudade tempos da sua juventude, deixaram em mim uma grande vontade de repetir a experiência.


- Teatro no Sobral Magro -

Por essa razão, acredito que não ficarão por aqui as minhas incursões neste capítulo, principalmente no que se refere aos usos e costumes das aldeias do Açor.


- Outra cena da peça de teatro -




Obrigada pela visita. Volte sempre.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Bombeiros da Minha Terra

A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.
(Mahatma Gandhi)


§§§§§-----§§§§§§


Com a chegada dos primeiros dias de calor e, apesar de o Verão ainda estar longe, já começaram os fogos florestais. Todos os anos, Portugal é assolado por esta catástrofe, que consome muitos hectares da área florestal do nosso país.
- A desolação da terra queimada -

Contra este inimigo, a população das povoações em perigo podem contar com a ajuda dos soldados da paz, os bombeiros que numa luta muitas vezes inglória, lá vão ajudando as pessoas a salvar as suas habitações e parte dos seus bens.
De há uns anos a esta parte, as aldeias da freguesia de Pomares têm ao seu dispor uma secção dos Bombeiros Voluntários de Coja, a funcionar na sede de freguesia.
- A secção dos Bombeiros de Coja, em Pomares -

Neste momento, em que parte do país já está a arder, espero a nossa região seja poupada a este flagelo e, para todos os soldados da paz, desejo um Verão calmo.



Obrigada pela visita. Volte sempre.



quarta-feira, 25 de março de 2009

Acácias Mimosas


Os espinhos que me feriram foram produzidos pelo arbusto que plantei.
(Byron)



§§§§§------§§§§§


As acácias mimosas já estão em flor e chegaram com a Primavera. As encostas da serra, estão já manchadas de amarelo e exalam um agradável perfume pelos campos.
São plantas originárias da Austrália e foram introduzidas no nosso país devido à sua inegável beleza ornamental.
A caminho de Sobral Magro, já se podem ver estas vistosas árvores ostentando os seus belos cachos de flores, nas bermas da estrada.



-Mimosas junto ao Agroal -



Pena é que seja uma espécie infestante, que prolifera rapidamente e destrói a flora aautóctone. Apesar de muitas terem sido destruídas pelos fogos florestais, como são muito resistentes, acabaram por renascer ainda com mais intensidade.
Como para além da ornamentação pouca utilidade têm, seria necessário controlar a sua disseminação, a fim de não se tornar uma praga impossível de erradicar.






Obrigada pela visita. Volte sempre.







terça-feira, 24 de março de 2009

Anunciação

Pode-se cortar todas as flores, mas não se pode impedir o retorno da Primavera.
(Provérbio Hindu)

§§§§§------§§§§§



- Rio Alva, junto a Avô -

ANUNCIAÇÃO

Surdo murmúrio do rio,
a deslizar, pausado, na planura.
Mensageiro moroso
dum recado comprido,
di-lo sem pressa ao alarmado ouvido
dos salgueirais:
a neve derreteu
nos píncaros da serra;
o gado berra
dentro dos currais,
a lembrar aos zagais
o fim do cativeiro;
anda no ar um perfumado cheiro
a terra revolvida;
o vento emudeceu;
o sol desceu;
a primavera vai chegar, florida.

Miguel Torga



Obrigada pela visita. Volte sempre.





segunda-feira, 23 de março de 2009

Centro de Dia de Pomares


Toda a gente desejaria viver muito tempo, mas ninguém quereria ser velho.
(Jonathan Swift)




§§§§§------§§§§§

Quando há dias fui à aldeia levar os meus sogros, passei pelo Centro de Dia de Pomares.

- Antiga casa paroquial, onde funciona actualmente o Centro de Dia -



Após as férias de Natal, por motivos de saúde, foram forçados a uma permanência mais prolongada em casa dos filhos. Por isso, havia que dar conhecimento que, a partir daquele momento, deveriam contar com os meus sogros para, no dia seguinte, já lhes fornecerem as refeições.
Receberam-nos duma forma bem disposta e afectuosa. Junto à lareira, enquanto aguardavam a merenda, alguns pomarenses. Uns conversavam e algumas senhoras faziam renda. Uma grande parte não estava presente pois, como o dia estava bonito, tinham saído para dar “uma voltinha” aproveitando os raios de sol da tarde.

- A D. Palmira ainda faz croché -

Era notório carinho como eram tratados pelas funcionárias. Algumas ainda não tinham regressado da distribuição de almoços pelas aldeias, mas as que estavam no centro logo nos rodearam querendo saber a razão da demora. De seguida, saíram para falarem com a minha sogra que, com mais dificuldades de locomoção, não quisera sair do carro.
Este Centro foi, na minha opinião, uma mais valia para Pomares, mas também para as restantes povoações da freguesia. Durante o ano, levam as refeições, lavam e entregam a roupa devidamente passada a ferro e disponibilizam o pessoal para fazer a limpeza das habitações e proceder à higiene dos menos saudáveis. É este pessoal que todos os dias entra pelas casas dos nossos idosos com uma palavra amiga, sempre disponíveis para lhes prestar a assistência de que necessitam.

- A conversa estava animada -


Se não fossem o Centro de Dia e estas pessoas, simpáticas, dedicadas e carinhosas, muitos dos habitantes das aldeias quase desertas, passavam dias e até meses sem que pudessem falar com alguém.
Quando saímos do Centro, o meu sogro disse-me uma frase que só por si diz tudo:
- Sabe Maria de Lourdes, esta é a minha segunda família.

- O meu sogro posa junto das funcionárias -





Obrigada pela visita. Volte sempre.

domingo, 22 de março de 2009

Dia Mundial da Água


Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.
(Provérbio chinês)

§§§§§------§§§§§



Hoje é o Dia Mundial da Água, instituído em 1992, pelas Nações Unidas.
Mais uma comemoração mundial de um elemento essencial à vida que cada vez se torna mais escasso.
Cabe a todos nós preservar este recurso para não corrermos o risco de, dentro de alguns anos, ele se extinguir.
Neste Dia da Água, deixo algumas fotografias da serra do Açor, em que ela aparece no seu meio natural.


- Porto Silvado -



- Sobral Magro -
(Fotografia de Amílcar Vicente)


- Avô -


- Fraga da Pena -
( Fotografia da net)





Obrigada pela sua visita. Volte sempre.




sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da Floresta


Árvore plantada com amor, nenhum vento derruba!
(Provérbio chinês)


§§§§§------§§§§§



O dia 21 de Março é o Dia Mundial da Floresta.
As árvores são símbolos de vida pois, por si só, podem-nos trazer muitos benefícios que garantem a sobrevivência do nosso planeta.
Sendo elas tão ameaçadas, sofrendo todos os anos a acção dos incêndios, devemos tentar preservá-las.
Este ano, talvez devido às altas temperaturas que se fizeram sentir no final do Inverno, os incêndios começaram já a sua acção devastadora nas matas portuguesas. Por isso e para que o equilíbrio seja mantido, há que prevenir atempadamente. Todos nós temos um papel muito importante a representar, se tivermos em conta que uma grande parte dos incêndios florestais são originados por descuido ou negligência.
Como o reflorestamento só nos devolve os seus serviços e bens a longo prazo, nunca é demais lembrar que, entre outros devemos:

· fazer aceiros em redor das povoações;
· manter o espaço florestal limpo;

Não devemos:

. No período de 1 de Julho a 30 de Setembro fazer fogueiras e queimadas e nos restantes períodos só são autorizados mediante uma licença da camarária para efectuar queimadas;
. fumar ou fazer fogueiras nas matas;
. deitar fora pontas de cigarro pela janela do carro;
· fazer piqueniques nos locais não sinalizados para o efeito.
· lançar foguetes.

- Imagem dum dos incêndios em Sobral Magro -
( Fotografia da Ana Teresa)


Vamos então todos contribuir para a preservação das nossas árvores e sensibilizar os que nos rodeiam, para a problemática ambiental.


Proteja a floresta e os seus bens e em caso de incêndio, não o tente apagar sozinho. Chame os Bombeiros!




Obrigada pela sua visita. Volte sempre!





sexta-feira, 20 de março de 2009

Bem-Vinda Primavera

Aprendi com a primavera a me deixar cortar. E a voltar sempre inteira.
(Cecília Meireles)

§§§§§------§§§§§


A Primavera chegou hoje um pouco antes do meio dia à minha casa, com o céu muito azul e uma temperatura amena.
O meu jardim apresenta já algumas flores que desabrocharam nos últimos dias. Ei-las:



Apesar de as previsões serem do regresso da chuva, sê bem-vinda Primavera!


Obrigada pela visita. Volte sempre.