quarta-feira, 4 de março de 2009

Tradições da Serra: Crenças e Rezas

Existem mais mistérios entre o céu e a terra do que a nossa pobre razão pode imaginar.
(Shakeaspere)



§§§§§------§§§§§

Nas aldeias da nossa região, situadas numa zona montanhosa, longe de tudo e de todos, as pessoas acreditavam que as rezas e orações os podiam proteger, dos mais diversos males.
Crentes no sobrenatural acreditavam em bruxas, lobisomens e almas penadas, fruto das histórias que passavam de pais para filhos e que ouviam contar à noite, ao serão.
De entre as crenças destacamos algumas:
- Se numa família nascessem sete mulheres, sem que nascesse um homem pelo meio dizia-se que a última ou a primeira era bruxa.
Para que isso não acontecesse, a mais velha deveria baptizar a mais nova.
- Outra crença era a existência de lobisomens, que era o nome dado a uma criatura que em noites de lua cheia se transformava em lobo e vagueava na procura de alguém que pudesse atacar.
Por essa razão se dizia que não era aconselhável sair nessas noites.
Dizia-se também, que não se devia brincar com a própria sombra, porque podia provocar doenças; não se deviam contar estrelas porque fazia aparecer verrugas; quando apareciam borboletas em volta da luz, dizia-se que eram bruxas; no caso de se matar algum gato seguir-se-iam sete anos de azar na vida...
As orações, rezas ou benzeduras, eram o remédio para o tratamento de muitos problemas que afectavam os nossos antepassados. Havia diversas rezas: para a espinhela caída, mau olhado, estortagado, erisipela, cobrão,...
As rezas passavam de pais para filhos e diferiam de região para região. Por vezes, na mesma povoação havia várias versões da mesma reza, em virtude de alguns habitantes serem oriundos de outras localidades.
Actualmente, estes tratamentos caíram em desuso, mas ainda há quem os utilize, antes de recorrer ao médico.







- Arruda, planta que se utilizava para proteger do mau olhado -


Obrigada pela visita. Volte sempre.


1 comentário:

Maria de Lourdes disse...

Chará, Bom dia,
K arruda LINDA?!
comprei minha mudinha assim, porém a coloquei com as outras plantas se tornou miúda e comprida.
Gostaria de saber como fazê-la crescer com lindas folhas saudáveis e grande, tentei removê-la mas não consegui tirar do vaso.
Mui grata pela atenção, aguardando seu breve retorno.