Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de março de 2009

Travessia Aérea do Atlântico Sul


Nos campos da observação, o acaso favorece apenas as mentes preparadas.
(Louis Pasteur)


§§§§§------§§§§§




A 30 de Março de 1922, Gago Coutinho e Sacadura Cabral partiam, de Lisboa com destino ao Rio de Janeiro, a bordo do hidrovião Lustânia. Este foi o início da primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
Nesta viagem, foi utilizado experimentalmente um sextante aperfeiçoado pelos dois aviadores, que permitiu a navegação astronómica com uma precisão que nunca anteriormente tinha sido conseguida.




- Preparação da partida para a viagem -
(Imagem do Arquivo Municipal de Lisboa)



Esta viagem, um pouco atribulada destes dois aviadores, terminou no dia 17 de Junho na Baía de Guanabara no Brasil .

Apesar de demoraram na travessia mais de dois meses, o tempo de vôo foi penas de sessenta e duas horas e vinte e seis minutos e teve um papel muito importante na evolução da história da aviação.


Obrigada pela visita. Volte sempre.



2 comentários:

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes,
durante alguns anos de minha infância eu me lembro de ver pela casa uma almofada (decorativa) que meu pai gostava muito poque, pintada por minha tia, mostrava os rostos dos dois aviadores e entre eles o avião que usaram na travessia.
Tinha até me esquecido disso, e agora lendo sua postagem eu me lembrei. Minha tia ia a aulas de pintura e la fez a tela que transformou em almofada. Lembro-me dela já puida, e ficava por la porque meu pai não queria que jogassem fora... risos...
Coisas de minha infância, sempre ligada a Portugal...
bjs

Lourdes disse...

Dulce,
essa almofada era talvez para seu pai, uma ligação às suas raízes.
bjs