Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de março de 2009

Aniversário da Comissão de Melhoramentos de Sobral Magro





Não é um notável talento o que se exige para assegurar o êxito em qualquer empreendimento, mas sim um firme propósito.
(Thomas Atkinson)




§§§§§------§§§§§


Decorreram no ambiente castiço do fado de Lisboa, as comemorações dos 57 anos de existência da Comissão de Melhoramentos de Sobral Magro. Um grupo de naturais de Soito da Ruiva e do Vale do Torno juntaram-se aos sobralmagrenses, numa festa que é comum a muitas localidades da região do Açor, o aniversário dum movimento associativo implementado no século passado, que tinha por objectivo principal melhorar as condições de vida das suas aldeias, tão esquecidas que estavam, longe do progresso.

O Pastelinho de Benfica estava repleto e o serviço foi excelente.




Os fadistas eram muito bons. Fado castiço, aqui e além alternado com um fado mais popular, que os artistas aproveitavam para interagir com o público, pondo-os a cantar.
O Sr. João de Carvalho , presidente da colectividade, agradeceu a presença de todos , em especial aos naturais das aldeias vizinhas.
Ao longo da noite, durante os intervalos, foram oferecidas lembranças aos presentes. As senhoras receberam uma miniatura de barro e os cavalheiros um porta chaves com as cores da bandeira da Comissão de Melhoramentos.

Foram também distribuídos pastéis de nata, especialidade do Pastelinho de Benfica, que foram muito apreciados pois tinham acabado de ser confeccionados. Bem cobertos de canela estavam uma delícia!



Duas das senhoras, que colaboraram na organização do evento, entregaram ao Presidente da Direcção duas lembranças que fizeram para ajudar na decoração da Casa de Convívio em Sobral Magro: um quadro com logotipo da Comissão de Melhoramentos em ponto de Arraiolos, bordado pela Lídia Dias e uma placa de xisto com a capela de Sobral Magro, pintada pela Maria de Lourdes.

Esta foi uma iniciativa das duas senhoras mas que se podia tonar extensiva a outros naturais de Sobral Magro, onde não falta jeito para o artesanato.



Quase no final do espectáculo, cantaram-se os Parabéns à Comissão de Melhoramentos. O Sr. João apagou as respectivas velas, ao som de aplausos e o bolo foi distribuído pelos presentes, acompanhado por uma taça de vinho espumante.


Por fim, mais uma série de fados encerrou os festejos, numa noite muito agradável em que aproveitámos para rever conterrâneos e amigos que só quando se organizam estes eventos se podem encontrar, por se encontrarem dispersos pela região da grande Lisboa.


Esperamos por uma próxima iniciativa. Até lá,

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



2 comentários:

pico minha ilha disse...

Bela iniciativa.Beijinho

ANTONIO LOPES disse...

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS DE 2010: LUCAS & MATHEUS,
LÉO & LEANDRO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON E BANDA CORAÇÃO SERTANEJO.
Consultem os sites: www.lucasematheus.com, www.leoeleandro.com.pt e
www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 913729192 / 960195669 /
224041482 / e-mail: antonio.alproducoes@gmail.com. Se solicitado enviaremos as respectivas tabelas de preços. Muito agradeço o favor
de acusarem a recepção deste texto e de o direcionarem para o respetivo pelouro, obrigado. Cumprimentos.