Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de maio de 2008

ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SOBRAL MAGRO 4



Não se assinala o caminho apontando-o com o dedo, mas sim caminhando à frente.

(Provérbio Macua - Moçambique)


§§§§§------§§§§§



Com as fontes espalhadas pela povoação, começou de novo a escassear a água, pois muitas pessoas começaram a cultivar os seus quintais, que regavam ligando mangueiras às fontes.
Mais uma vez a Comissão de Melhoramentos teve que arranjar solução para o problema. Tentou que a Câmara Municipal fizesse a distribuição de água ao domicílio, mas nada conseguiu pois nessa altura, nem a sede de freguesia dispunha desse melhoramento.
Mas nada os demoveu. A exemplo de outras obras que foram inteiramente custeadas pelos habitantes da povoação, esta também foi executada da mesma maneira.
Foram feitas captações de água em locais bastante afastados da aldeia, na região do Vale do Espinho. Dali foi canalizada até ao depósito construído junto à povoação, onde se juntava e onde era alvo do tratamento adequado.



- Abertura das valas para a canalização -

Só depois era distribuída pelas habitações. Há alguns anos atrás, mandou fazer-se um furo e um outro depósito, localizado na parte mais alta da povoação, que veio reforçar bastante o caudal existente.
Os habitantes de Sobral Magro podem orgulhar-se de terem água canalizada em suas casas, muito antes que as outras aldeias vizinhas.


Sem comentários: