Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de março de 2018

Linha de Cascais: Caxias

Após o fim de semana, voltamos aos arredores de Lisboa e vamos para  Caxias. 



Pensa-se que esta localidade teve a sua origem  em Laveiras, hoje um dos bairros de Caxias, onde em 1594, foi doada uma quinta por Dona Simoa Godinho  para a construção de um convento. Mais tarde,  Filipe II doou-o aos Frades Cartuxos de S. Bruno. 
Na época da construção do convento, o local era praticamente despovoado, o que servia as pretensões dos frades para viverem em recolhimento.  
Na altura  da Guerra da Restauração da Independência Portuguesa,  D. João IV ordenou a construção do Forte de S. Bruno.
Em 1712, havia em Laveiras  uma capela ( de Santo António), o Forte de São Bruno e da parte do Nascente ficava o Convento da Cartuxa de Laveiras. 



No inicio do século XVIII, o Infante D. Francisco, filho de D. Pedro II, mandou construir uma  Quinta de Recreio nos terrenos de antigas quintas a sul do Convento da Cartuxa, para veraneio,  sendo o único paço real situado à beira-mar. 
A partir da sua conclusão, a Quinta  passou a ser um  local bastante frequentado pela elite 

Antes de fixar residência no Palácio da Ajuda, D. Luís I usou este palácio como residência oficial. Mais tarde mandou edificar o Forte-prisão de Caxias (Forte Rei D. Luís), com vista a construir o Campo Entrincheirado de Lisboa. 


Durante o Estado Novo Português, parte do Forte de D. Luís passou a ser utilizado como prisão política, sendo   desativaçda em 1974.
Entretanto a povoação foi alastrando em grande parte devido à alta sociedade lisboeta se fixar  à volta da Quinta Real de Caxias. 
Caxias foi elevada a vila em 1997 e a freguesia em 2011. Em 2013 passou a integrar a União de Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, com sede em Oeiras.



O orago desta localidade é Nossa Senhora das Dores

Durante o século XVIII, foi edificada uma capela dedicada a  Nossa Senhora das Dores em Laveiras, construída pelo povo e patrocinada pela Casa Real.


Do património de Caxias destacam-se:


- Quinta Real de Caxias 

Esta quinta é   um agradável espaço, 
classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1953.
Ao contrário do Jardim, o Palácio tem uma arquitectura sóbria e pouco elaborada, não fazendo lembrar a vida elitista do século XVIII.
Nas paredes, bem como no interior existem belos painéis de azulejos mas que se encontram bastante degradados.  
O edifício é propriedade do Estado Maior do Exército.

- Convento da Cartuxa

Este  templo, é inspirado na Igreja da Cartuxa de Évora, ambas semelhantes à  de Santa Cecilia  em Roma.

Tem uma bela fachada em pedra calcária tendo no local mais alto  a imagem da Virgem com o Menino.
O interior da igreja é sóbrio e despido.
Desde 1903 aqui funciona o Instituto Padre António de Oliveira. 
O Convento é propriedade do Ministério da Justiça. Não se encontra aberto ao público, apenas sendo visível do exterior.

- Forte de São Bruno de Caxias


Este Forte situa-se sobre um afloramento rochoso na margem  do Tejo e foi mandado construir após  a Guerra da Restauração da independência portuguesa, por determinação do Conselho de Guerra de D. João IV. 
Fez parte da 1ª linha de fortificações marítimas e fluviais, erguidas  entre o Cabo da Roca e a Torre de Belém, para defesa da cidade de Lisboa.
Actualmente, as suas instalações funcionam como  sede de honra da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.

- Farol da Gibalta



Este farol situa-se  junto à estrada marginal de Caxias. É uma estrutura com 21 m de altura com  forma de  torre cilíndrica branca, com listas  vermelhas, construída em 1954, depois da destruição do farol original por    um desabamento de terras.  







Obrigada pela sua presença. Volte sempre!

Sem comentários: