segunda-feira, 20 de março de 2017

Midões

Midões é uma bonita e antiga povoação situada na região do Pinhal Interior Norte.
Em 969, Midões foi doada, com todo o seu território, ao Mosteiro do Lorvão.  D. Afonso Henriques coutou os terrenos do Lorvão e a abadessa do mosteiro concedeu foral a Midões, em 1257.


D. Manuel I concedeu-lhe foral novo   em 1514, dando-lhe honras de vila e sede de concelho. Este  só viria a ser extinto pela reforma administrativa de 1853, passando a sede de freguesia integrada no concelho de Tábua.
Em 1837, D. Maria II concedeu o título de Visconde de Midões  a Roque Ribeiro de Abranches Castelo Branco, devido ao seu envolvimento nas lutas pelas causas liberais. 

Sob o ponto de vista religioso,  a  antiga freguesia de Nª. Sr.ª das Neves de Midões pertenceu à  Mitra de Coimbra.
Da primitiva  igreja matriz já só existe o cruzeiro pois, em 1822, foi substituída pela actual Igreja Matriz, construída por acção do Vigário José de Araújo Nogueira.
No interior  existem  três retábulos e duas esculturas em madeira de Nª Sª das Neves,  do século XIX e de S. Pedro, do século XVIII. Existem também esculturas em pedra de Santo Estêvão do século XVI e uma Piedade  do século XV .
Para além de capelas particulares, em  Midões existe também  a Capela de Nossa Senhora das Dores, datada do século XVII, onde se destaca
uma escultura da Piedade do século XVIII.

Do vasto património arquitectónico de Midões destaco ainda:

- O Pelourinho 


- Palácio das Quatro Estações


Este palácio  foi mandado construir pelo 2.º Visconde de Midões, César Ribeiro de Abranches Castelo Branco, no século XIX. Tem esta  designação devido às  esculturas  das estações do ano, na fachada principal. 









- Solar dos Sousas Machados

Este  casa solarenga foi construída em finais do século XVII e foi  ampliada no século XVIII. Sobre a porta principal, sobressai o escudoda família.

- Casa do Ribeirinho

Esta casa pertenceu ao 1º Visconde de Midões, Roque Ribeiro de Abranches Castelo Branco. 
Foi construída no século XVIII sendo alvo de obras ao longo dos anos. Tem

- Palácio de Valverde

Casa  solarenga com inscrição de 1907, localizada   no centro de Midões, num  largo  conhecido como Valverde.

- Solar do Esporão
Quinta com casa Agostinho Borges de Figueiredo e Castro,




Obrigada pela sua presença. Volte sempre.






Sem comentários: