Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Moscovo: Praça Vermelha II

Na Praça Vermelha, para além da Catedral de São Basílio, existem outros locais que merecem uma visita.  
Encostada às muralhas do Kremlin, existe  um cemitério onde estão sepultadas algumas das figuras mais importantes da história do país, como são os casos do cosmonauta Iuri Gagárin, o escritor Máximo Gorki , Stálin, Brejnev, Kalinin, Andropov, Ustinov, Chernenko, Molotov, entre outros. É a necrópole das muralhas do Kremlin. Junto destas sepulturas, foi construído um mausoléu para Lenine, onde colocaram o seu corpo mumificado,  contrariando a vontade da viúva que pretendia que ele fosse enterrado junto com sua mãe e irmão, em São Petersburgo.  

Moscovo Mausoléu de Lenin(direita)
Necrópole do Kremlin
No lado oposto, situa-se um edifício de grandes dimensões que, na véspera à noite, chamara  a nossa atenção pela grandiosa iluminação: o Centro Comercial Gum.

Gum
O Gum
Entrámos neste edifício e ficámos deslumbrados com o luxo e requinte das atrativas  e caras lojas, que ocuparam o lugar dos armazéns de mercadorias, de má qualidade, da era Soviética.
No topo da praça, o grande edifício vermelho que mais se destaca é o Museu Histórico do Estado da Rússia.  Para além da fachada para a Praça Vermelha tem uma outra  para a Praça Manege e é o maior museu histórico nacional da Rússia. Ali pode ser observada  uma grande variedade de relíquias e objectos relacionados com a história da Rússia. 
Moscovo Museu de História do Estado
Praça Manege : Museu Histórico do Estado da Rússia

A Catedral de Kazan, fica localizada num cantinho da Praça Vermelha, junto ao Portão da Ressurreição. Não é o templo original mas sim uma reconstrução da igreja demolida em 1936. É dedicado à Virgem de Kazan, cujo ícon é uma réplica devido ao original ter sido roubado. 
Da Praça Vermelha, ficamos por aqui. 
Nos próximos posts, vamos descobrir algumas das belezas localizadas no interior das muralhas do Kremlin.
 
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.




Sem comentários: