Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

À Descoberta do Mundo: Moscovo

Todos os anos, eu e o meu marido fazemos uma viagem internacional na companhia do grupo “Conversas com Princípio e Fim” de Odivelas. Este ano a escolha foi as cidades russas de Moscovo e São Petersburgo.
Cheguei a Moscovo, sem grandes expectativas mas, à medida que atravessava a capital da Rússia, rumo ao hotel, fui ficando agradavelmente surpreendida. 

Moscovo Aeroporto

A capital da Rússia é uma megacidade, a mais populosa das cidades europeias, com mais de 11 milhões de habitantes e um grande centro empresário, cultural e turístico. 
Situada nas margens do rio Moscovo, a cidade, cheia de contrastes, dá-se a conhecer. Os modernos arranha-céus envidraçados contrastam com as múltiplas cúpulas douradas das suas igrejas e com os antigos, mas bem conservados, edifícios czaristas e estalinistas. 

DSC02267

Muitos dos seus edifícios chamam a nossa atenção, não só pela sua imponente e variada arquitectura mas também pelo seu estado de conservação. 
As ruas e jardins são profusamente decorados com belas e coloridas flores, periodicamente renovadas após terminada a época de neve e do gelo. 
A rede viária de Moscovo está quase toda centrada em torno do Kremlin donde irradiam extensas e largas avenidas circulares, que seguem em várias direções, atravessando a zona urbana, com destino a outras cidades russas. 
A nível de transportes, Moscovo possui também, vários aeroportos internacionais, terminais ferroviários e o famoso Metro, considerado uma obra de arte arquitectónica subterrânea sem igual em todo o mundo. 

Metro Estação de Kovoslobodskaia (5)


Com o final do regime comunista e da União Soviética, o país abriu as portas ao resto do mundo e Moscovo não fugiu à regra. Hoje, são bem visíveis os automóveis topo de gama, as lojas de marca e os centros comerciais que vieram ocidentalizar mais a cidade.

Moscovo Gum

Chegados ao hotel, já levava uma ideia diferente da cidade e uma enorme vontade de partir à descoberta desta cidade, que me começava a seduzir. Nos próximos posts, partilharei as minhas impressões e as fotografias de alguns dos locais emblemáticos da capital moscovita, que mais me surpreenderam. Mais tarde, partilharei as minhas impressões sobre São Petersburgo, quando tiver as fotografias todas em ordem.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: