Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

À Descoberta do Mundo: Moscovo

Em Moscovo existem mais pontos de interesse para além do Kremlin e da Praça Vermelha. Saindo do Kremlin, pela Torre Borovitskaya, vamos partir à descoberta doutros locais emblemáticos da cidade.
Logo em frente, um enorme portão de ferro convida-nos a entrar  num bonito espaço verde e florido - os Jardins de Alexandre. Este local foi mandado construir pelo czar Alexandre I após as guerras napoleónicas e foi um dos pri­mei­ros par­ques públi­cos  de Moscovo.

Moscovo Jardim de Alexandre

É composto por três jardins separados, que se estendem ao longo de todo o comprimento do Kremlin onde se podem apreciar várias fontes e estátuas. 

Monumento dos soldados desconhecidos com o fogo

Logo à entrada, o nosso olhar depara de imediato com o Túmulo do Soldado Desconhecido,  em memória dos mortos na II Guerra Mundial.

DSC02765

Por baixo duma das torres do Kremlin, uma gruta contrasta com a parte restante dos muros, pois   surge na  parede um espaço completamente diferente, construído com pedras de antigas casas russas, que sobraram do incêndio que devastou  Moscovo, antes da invasão das tropas de Napoleão.
Não muito longe, chegamos a um espaçoso parque, ao fundo do qual se destaca o edifício do teatro Bolshoi.  

Moscovo Bolshoi

Em frente ao teatro, uma grande estátua  de Karl Marx, tendo na base uma inscrição em russo dizendo "Trabalhadores do mundo - uni-vos!" e duas   fontes completam esta espaçosa e bonita praça.
Andando um pouco mais chega-se à mítica rua Arbat, uma das mais antigas de Moscovo e das que mais turistas atrai. É uma artéria pedonal onde se pode encontrar uma grande variedade de lojas: restaurantes, bares, livrarias, museus, hoteis, .... Ali existe  toda a espécie de  artesanato tradicional russo, mas a preços exorbitantes.


Rua Arbat (2a)

Percorrendo as ruas ao longo do rio Moscovo, vamos passar pelo monumento a Pedro o Grande, pela Catedral de Cristo Salvador, um belíssimo templo da Igreja Ortodoxa Russa que se destaca pelas suas cinco cúpulas douradas, até chegar  ao "Monte dos  Pardais", no alto do qual se encontra a Universidade Lomonossov. Dao miradouro junto à Universidade  pode-se contemplar uma das mais belas panorâmicas da cidade.

Moscovo Estádio Olímpico Lujniki


Perto do rio Moscovo, encontra-se  o famoso convento de Novodiévichi  e seu lago. 
O  convento está rodeado por um muro com 12 Torres e  é formado pela Igreja da Assunção, o campanário, a Igreja da Transfiguração,  a Igreja da Santa Virgem, o refeitório, a Igreja de St Amvrosi e um cemitério onde jazem grandes figuras russas.

Convento de Novodevichiy ( Convento Novo das donz No exterior é imperdível um passeio pelo parque e  margens do lago que inspirou Tchaikovsky a commpor o Lago dos Cisnes.

Convento Novodévitche lago Cisnes (2)





Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


Sem comentários: