Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

À Descoberta do Mundo: O Mosteiro da Trindade-São Sérgio - Serguiev Posad


Numa pequena cidade a 75Km a nordeste  de Moscovo, fica o Mosteiro da Trindade de S. Sérgio, o centro espiritual da Igreja Ortodoxa Russa e um dos mais importantes locais de peregrinação deste país. Como é normal, é um dos orgulhos dos moscovitas que o incluem nos roteiros turísticos.
Partimos do Holliday Inn onde estávamos hospedados, em hora de ponta o que tornou os 70 Km que nos separavam de Serguiev Posad numa viagem bastante demorada, mas que nos permitiu apreciar os arredores de Moscovo e as suas cidades satélite. Passámos perto do Museu da Aeronáutica donde se destacam alguns monumentos relacionados com a conquista o Espaço, feita pelos russos.

Museu da Cosmonáutica


Chegados a Serguiev Posad, logo avistámos as famosas cúpulas tradicionais das igrejas e catedrais russas, que nos indicaram o local que íamos visitar. Em redor, um bonito espaço envolvente, com jardins, habitações típicas  e muitas lojinhas de comércio artesanal.

DSC02288


Entrámos no mosteiro fundado em 1345 por Sérgio de Radonej, um dos santos mais venerados do país, pela Torre Bela, onde apreciámos frescos sobre a vida de S. Sérgio.

Torre Bela
Entrada: Torre Bela


Muitas flores, muita limpeza e um estado de conservação irrepreensível dos monumentos, caracterizam todo o espaço. Havia fiéis e turistas  por todo o lado.

DSC02314


Durante o regime soviético as igrejas deixaram de ser utilizadas para fins religiosas e foram  transformadas em museus. Durante a segunda grande guerra, Stalin devolveu o mosteiro à igreja ortodoxa.

 DSC02326

Atualmente, este complexo religioso é habitado por cerca de 300 monges e  possui, para além das igrejas, um hospital , os aposentos do Czar e  o Palácio dos Metropolitas.

Entrámos em algumas das várias catedrais e admirámos a arquitectura grandiosa e diversificada dos vários templos religiosos e outros edifícios.
De entre todos destaco os seguintes: 

DSC02296
 Catedral da Assunção
DSC02298
Igreja de São Sérgio

Catedral da Santíssima Trindade
Catedral da Santíssima Trindade
DSC02299
Igreja do Espírito Santo
DSC02317
Torre dos Sinos
Após uma caminhada pelo recinto do santuário, observando toda a zona envolvente das catedrais, saímos para almoçar num restaurante típico da cidade, após o qual, regressámos a Moscovo.

DSC02334



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: