Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pelos Caminhos de Portugal-Grutas de Mira de Aire




Todos os anos acompanho a peregrinação dos profissionais de saúde a Fátima. Foi o que aconteceu neste último fim de semana. Como as actividades da peregrinação só se iniciam  por volta das 18 h com um colóquio/reflexão no Centro Pastoral PauloVI, alguns de nós resolvemos há alguns anos atrás, partir de Lisboa logo de manhã e aproveitar esse tempo extra para fazer uma visita cultural a qualquer local próximo do percurso que teríamos que efectuar.



Este ano, a escolha foi para as Grupas de Mira de Aire,  as maiores do país e considerada uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, situadas a 15 Km do nosso destino.





O percurso faz-se através de galerias e salas ladeadas de estalactites,  estalagmites e outras formações calcárias  de formas variadas,  bem como de pequenos cursos de água subterrâneos que se têm formado ao longo dos séculos, no interior da serra de Aire.



A iluminação artificial das grutas muito bem conseguida, realça a beleza e magia desta visita que culmina com um  espectáculo de água jorrando em repuxos  iluminados,  no  final deste percurso inesquecível, pelo interior da Terra. 


Esta é uma visita que recomendo vivamente pois,  ao contemplarmos as maravilhas existentes à superfície  do nosso país, não nos apercebemos das belezas escondidas ali mesmo debaixo dos nossos pés.







Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

7 comentários:

Joaquim Angelo disse...

Conheço muito bem esse local das grutas de Mira Daire...Assim como as grutas de Santo António na mesma zona.coisa maravilhosa que a mãe natureza criou.Bjs.

jurisdrops disse...

Já está anotado, Lourdes. O texto e as fotos garantem mesmo que a visita é imperdível.
Beijos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Lourdes!

Aproveita-se e faz-se turismo :)))
Pois então!

Obrigada por partilhar estas imagens lindas e nos mostrar o casalinho.

Beijinhos

Flora Maria disse...

Belíssimo lugar, Lourdes !

Aqui no brqasil conheci a Gruta da Lapinha, perto de Belo Horizonte, e fiquei deslumbrada com a beleza do interior da terra !
Belamente assustador estar lá embaixo, cercado de formações tão exóticas.
Excelente a idéia de aproveitar a viagem e visitar algo mais.

Beijo

Sandra disse...

Lindas fotos. Bela postagem amiga. Relamente, uma dia pretendo conhecer este belo lugar.
Carinhosamente eu lhe agradeço a sua vinda.

Desculpe um pouquinho da ausência. estou organizando tudo para pgar o visto no dia 21 de outubro. Nossa é muita correria. Na escola uma loucura. Mas venho deixar o meu abraço e uma linda senama cheia de sucesso.
Fiquei muito feliz, com a sua vinda..Curiosa agradeçe assim, como os demais blogs.... Ando um pouco sem tempo. Mas logo tudo voltará ao normal. Um forte abraço, uma linda semana de paz, alegria e muito sucesso para vc.
Carinhosamente,
Sandra

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Deixo um beijo e duas palavras.


"Teci com fios de luz
O manto que te dei
Para te abraçar
Cada vez
Todas as vezes
Que te lembrares de mim."

Maria José Areal


alfacinha disse...

uma viagem ao interior da terra , nunca imaginei que existe uma gruta tão espectacular em Portugal .cumprimentos de Antuérpia