Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Serra do Açor: Chãs d' Égua


Hoje vou fazer um passeio virtual pela serra do Açor. Vou até ao Chãs d´Égua, uma localidade da freguesia do Píódão, donde partiram alguns homens para formarem família na minha aldeia e vice-versa.
O nome Chãs d' Égua, pensa-se ser devido à criação de éguas, ali feita no tempo dos romanos,  para serem utilizadas em carros de desporto  e combate.


Infelizmente, temos pouca documentação que se refira à maior parte das pequenas populações espalhadas pelas encostas desta serra. Só a partir do reinado de D. João III,   se começou a saber quem vivia naquelas aldeias, sendo a primeira contagem populacional  feita em 1527. No entanto, a partir da recente descoberta de  pinturas rupestres   na região, sabe-se que  a vida ali é muito remota.
Neste momento o Chãs d' Égua está, como muitas outras aldeias serranas, em vias de desertificação. No entanto, com a criação do Centro Interpretativao de Arte Rupestre, que funciona nas instalações da antiga Escola Primária, espera-se que a aldeia volte  a registar o movimento de outrora.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

2 comentários:

Osvaldo disse...

Lourdes;

Que maravilha de paisagens!...

Tantos lugares de beleza rara tem o nosso país e nós tão pouco conhecemos.

Obrigado por nos mostrares estes paraísos.

bjs.
Osvaldo

Flora Maria disse...

Mais um lugar encantador desse antigo Portugal !
A paisagem deslumbrante e as casas branquinhas indicam que o lugar é uma beleza que merece ser visitada.

Beijo