Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Piscina Fluvial de Sobral Magro


Por vezes é penoso cumprir o dever, mas nunca é tão penoso como não cumpri-lo.
(Alexandre )




§§§§§------§§§§§
Chegou o Verão e o tempo de férias. O tão ansiado descanso, após um ano de trabalho, está a chegar.
Durante os próximos meses, as nossas aldeias ganham mais vida. Ao longo dos tempos, as Comissões de Melhoramentos criaram condições para os seus filhos migrados na região da grande Lisboa, ali passarem as suas férias. Uma delas foi a piscina natural, aproveitando o leito da ribeira. Durante anos foi a única da freguesia de Pomares e recebia algumas vezes a população das aldeias vizinhas, proporcionando um salutar convívio entre jovens de diversas povoações.

- Um aspecto da piscina fluvial no Verão anterior às enxurradas -
( Foto de Vítor Pereira )
No entanto, após um dos grandes incêndios que destruiu a mata envolvente à povoação, a região foi assolada por grandes trovoadas. Delas resultaram fortes enxurradas, que arrastaram consigo troncos queimados e grandes pedras que se soltaram e foram obstruir o leito da ribeira e destruir as suas margens.
A reconstrução da piscina foi complicada. O acesso era feito por uma estreita canada que não permitia a passagem das máquinas para o local e os proprietários dos terrenos anexos dificultaram também a construção do caminho necessário.
No entanto, a Câmara Municipal responsabilizou-se por esta parte das obras, abriu o caminho e procedeu à remoção dos enormes pedregulhos que se encontravam no leito da ribeira.
Reconstruiu-se depois o muro da represa, aproveitando para a alargar um pouco mais e, no passado Sábado, colocaram-se os taipais que servirão para reter a água no local.




- Arranjo do espaço lateral da represa -
( Foto da Ana Teresa Doimingos )


Neste momento, procedem-se ainda aos trabalhos referentes ao terreno anexo, a fim de estar em condições para ali se estenderem toalhas e se poder apanhar um pouco de sol após, um banho refrescante.
Este ano, Sobral Magro já pode oferecer de novo este espaço de lazer, pondo-o à disposição de todos os que o queiram aproveitar.
Bons banhos!











Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

9 comentários:

Unknown disse...

good blog!

pico minha ilha disse...

Gostei deste pequeno espaço de lazer.Penso que será de água doce, ou é do mar?
Aqui só temos piscinas rente à costa e com água do mar.Um beijinho Lourdes

Lourdes disse...

Hello Steve!
Thank you. I like your`s too.I wii coment your blog as soon as possible.

Lourdes disse...

Olá Salomé.
Este local situa-se no interior do país, é uma ribeira que corre pelas encostas da serra do Açor. A água é doce e fria.Não é quentinha como aquela que tive oportunidade de verificar quando estive em S. Miguel.
Beijinhos

Anónimo disse...

Bons banhos para as gentes de Sobral Magro e não só para toda a visinhança. Se por ai andar o meu amigo Agostinho Dias vai um abraço para ele.
voz do Goulinho
António Assunção

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes

Que maravilha disporem de um recanto tão aprazivel.
beijinhos

Lourdes disse...

Olá Dulce.
Finalmente, este espaço de lazer parece já estar de novo em condições de funcionamento.
Bjos

Anónimo disse...

Olá boa noite !
Vim espreitar e gostei de ver a minha terra ... Ainda bem que tambem gostas .
Um beijinho do Mário

Lourdes disse...

Olá Mário.
Claro que gosto de Sobral Magro. Sendo natural de Lisboa, adoptei a terra da minha mãe como minha e aí passei bons momentos ao longo da vida.
De certo que me conheces e sabes que é assim.
Aguardo novas visitas, mas também podes ver mais sobre o que vai acontecendo na "terra" em http://sobralmagro.blogspot.com/
Um beijinho para ti.