A religião é tão boa companheira na adversidade como excelente conselheira na ventura.
( Marquês de Maricá)
§§§§§------§§§§§
Chegados ao último dia em Lourdes, iniciámos a manhã com as visitas ao Museu de Tesouros do Santuário e à Basílica, ou antes às três basílicas que se foram construindo, ao longo dos tempos: a Cripta, a Basílica do Rosário e Basílica de Nossa Senhora da Conceição.
- A Cripta -
- A Basílica do Rosário -
- A Basílica de Nª. Sª. da Conceição -
Entretanto na Basílica Pio X, iniciavam-se as cerimónias de encerramento da Peregrinação Militar Internacional em Lourdes. Seguimos então para o local, onde todos os elementos das Forças Armadas dos vários países intervenientes estavam reunidos, bem como uma imensidão de pessoas que assistiu à Santa Missa de encerramento.
- A Basílica Pio X, durante a Missa de Encerramento -
Nesta Basílica, existem vários painéis representando imagens religiosas. Mesmo à nossa frente, tínhamos um representando Nª. Sª. de Fátima e os pastorinhos Francisco e Jacinta.Terminadas as cerimónias religiosas seguimos para o hotel. Ali almoçámos, despedimo-nos dos elementos da organização que ainda lá ficaram e iniciámos a viagem de regresso.
- O Adeus a Lourdes rumo aos Pirinéus -
Já aqui referi que, no hotel e em todos os estabelecimentos em que entrávamos, a presença de funcionários portugueses era uma constante. Também em todos os locais por onde nos deslocávamos, cruzávamos frequentemente com turistas ou peregrinos portugueses. Poucas vezes ouvi falar francês, pois até a população francesa tentava falar a nossa língua, talvez pela influência dos muitos emigrantes que ali trabalham.
Ao fim destes intensos dias que passámos em Lourdes, ficou uma enorme vontade de voltar.
-Um dos painéis da Basílica do Rosário -
6 comentários:
Lourdes
Que viagem linda, minha amiga. Imagino que tenha sido muito bom passar por tantos lugares, participar de cerimônias como a que narrou aqui. Um passeio inesquecível que, gentilmente, divido conosco aqui no seu cantinho.
Obrigada por isso.
Beijinhos
Olá Dulce.
Foi realmente um passeio inesquecível. Os dias foram muito preenchidos e cansativos mas muito proveitosos.
Beijinhos
Olá Lourdes;
Apaixonante esta descrição da sua viagem a Lourdes que foi riquíssima em emoção e espiritualidade.
O lugar é sagrado e em todo o seu complexo reina um sentimento de paz incrivel e é verdade que quando por lá passamos temos sempre vontade de lá voltar, como aliás se passa em Fátima.
Obrigado por dividires conosco esta tua viagem.
bjs
Osvaldo
É verdade, Osvaldo. Lourdes como Fátima são locais que "mexem" connosco.Adorei realmente esta viagem.
Beijos
Já lá estive e até arrepia ;)
É um bom passeio ;)
Boa semana
É verdade Rotiv. O santuário parece mágico, a envolvência do local é grandiosa, a paz que sentimos é incrível. Arrepia mesmo.
Bjos
Enviar um comentário