Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Lourdes III


A religião é tão boa companheira na adversidade como excelente conselheira na ventura.
( Marquês de Maricá)


§§§§§------§§§§§



Chegados ao último dia em Lourdes, iniciámos a manhã com as visitas ao Museu de Tesouros do Santuário e à Basílica, ou antes às três basílicas que se foram construindo, ao longo dos tempos: a Cripta, a Basílica do Rosário e Basílica de Nossa Senhora da Conceição.



- A Cripta -



- A Basílica do Rosário -




- A Basílica de Nª. Sª. da Conceição -




Entretanto na Basílica Pio X, iniciavam-se as cerimónias de encerramento da Peregrinação Militar Internacional em Lourdes. Seguimos então para o local, onde todos os elementos das Forças Armadas dos vários países intervenientes estavam reunidos, bem como uma imensidão de pessoas que assistiu à Santa Missa de encerramento.





- A Basílica Pio X, durante a Missa de Encerramento -



Nesta Basílica, existem vários painéis representando imagens religiosas. Mesmo à nossa frente, tínhamos um representando Nª. Sª. de Fátima e os pastorinhos Francisco e Jacinta.Terminadas as cerimónias religiosas seguimos para o hotel. Ali almoçámos, despedimo-nos dos elementos da organização que ainda lá ficaram e iniciámos a viagem de regresso.

- O Adeus a Lourdes rumo aos Pirinéus -

Já aqui referi que, no hotel e em todos os estabelecimentos em que entrávamos, a presença de funcionários portugueses era uma constante. Também em todos os locais por onde nos deslocávamos, cruzávamos frequentemente com turistas ou peregrinos portugueses. Poucas vezes ouvi falar francês, pois até a população francesa tentava falar a nossa língua, talvez pela influência dos muitos emigrantes que ali trabalham.
Ao fim destes intensos dias que passámos em Lourdes, ficou uma enorme vontade de voltar.


-Um dos painéis da Basílica do Rosário -


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

6 comentários:

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes

Que viagem linda, minha amiga. Imagino que tenha sido muito bom passar por tantos lugares, participar de cerimônias como a que narrou aqui. Um passeio inesquecível que, gentilmente, divido conosco aqui no seu cantinho.
Obrigada por isso.
Beijinhos

Lourdes disse...

Olá Dulce.
Foi realmente um passeio inesquecível. Os dias foram muito preenchidos e cansativos mas muito proveitosos.
Beijinhos

Osvaldo disse...

Olá Lourdes;

Apaixonante esta descrição da sua viagem a Lourdes que foi riquíssima em emoção e espiritualidade.

O lugar é sagrado e em todo o seu complexo reina um sentimento de paz incrivel e é verdade que quando por lá passamos temos sempre vontade de lá voltar, como aliás se passa em Fátima.

Obrigado por dividires conosco esta tua viagem.

bjs
Osvaldo

Lourdes disse...

É verdade, Osvaldo. Lourdes como Fátima são locais que "mexem" connosco.Adorei realmente esta viagem.
Beijos

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Já lá estive e até arrepia ;)
É um bom passeio ;)
Boa semana

Lourdes disse...

É verdade Rotiv. O santuário parece mágico, a envolvência do local é grandiosa, a paz que sentimos é incrível. Arrepia mesmo.
Bjos