quarta-feira, 17 de junho de 2009

Artesanato: Manuel Quaresma

O artista não copia o mundo, ele é seu rival.
(Andrá Malraux)


§§§§§------§§§§§


Já há tempos referenciei aqui, alguns artesãos de aldeias da freguesia de Pomares, em especial de naturais de Sobral Magro e do Porto Silvado.
Na altura, mostrei alguns trabalhos do Manuel Quaresma, um dos naturais de Sobral Magro que, nas suas horas vagas se dedica ao artesanato.

Hoje, deixo  alguns exemplos de peças da sua autoria.



- Um gato talhado em madeira -






- Um suporte para copos, feito num tronco duma árvore -




- Um original suporte para garrafas, aproveitando também um tronco -

Espero ver algumas delas, na Exposição de Artesanato que a Comissão de Melhoramentos vai realizar nos dias da festa de Sobral Magro.




- Peças de arte abstracta -

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

4 comentários:

Anónimo disse...

É Digno de estár num museu é muito bem pençado parabens ao Sr Quaresma pelo magnifico trabalho.

VOZ DO GOULINHO
ALA Poemas

António Assunção

Anónimo disse...

O António tem toda a razão.
Trabalhos como estes deviam ter lugar num Museu e, no Sobral Magro, há muitas potencialidades para fazer um onde todos possam apreciar estes artistas que estão no anonimato.

Anónimo disse...

Pegando na ideia, é verdade, nas aldeias que fazem parte da Freguesia de Pomares a nossa querida Lourdes tem trazido aqui tantos artistas e outros que ainda não tiveram a oportunidade de mustrar as suas potencialidades porque não criarem o Museu onde os vários artistas podecem deixar para a história o seu saber a sua arte.

Voz do Goulinho
ALA Poemas
António Assunção

MGomes disse...

Ah, grande Manuel Quaresma, que eu já não via há bastante tempo! Mãos de artista que sem dúvida ele tem!Não me esqueço nunca, de uma visita que fiz a Sobral Magro e ter a oportunidade de apreciar as soberbas peças de arte sacra que o Manuel Quaresma tinha em exposição numa sala de sua casa! A sua obra bem merece um lugar de destaque para que possa ser apreciada por toda a gente, mas principalmente por quem o conhece como homem e artista!

Excelente post, "vizinha" Lourdes!