Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Foz d'Égua


Os homens fariam maiores coisas se não julgassem tantas coisas impossíveis.
(Malesherbes)

§§§§§------§§§§§


Este último fim de semana foi passado junto da família mais próxima. Passado mais um ano da minha vida, aproveitámos para programar o próximo. Falámos das férias, da época atribulada que atravessamos e que esperamos ultrapassar de forma serena.
Entretanto, veio à baila o passeio que fiz com o meu filho no passado fim de semana e, corremos para o computador para apreciarmos as fotografias que eu tinha tirado e que, nem ele nem a namorada tinham visto ainda.
De entre elas destacámos os momentos que mais apreciámos e que recaíram na Foz d' Égua, mais propriamente no local situado na confluência das ribeiras da Chã com a do Piódão.
Este local sempre foi muito bonito, pois no Verão existe ali uma praia fluvial de grande beleza,
mas a paisagem que surgiu diante dos nossos olhos foi uma agradável surpresa.
Depois do último incêndio que assolou a região, ainda não tinha passado por ali, mas as imagens que o Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro ( com raízes Chãs d' Égua) me mostrara aguçaram-me o apetite para ver com os meus próprios olhos aquele aprazível local.



Uma família, que penso nem ser natural da região, criou um espaço dum romantismo que mais parece um cenário dum filme. Durante a nossa visita entusiasmámo-nos de tal forma, que fiquei com a ideia de que devemos ter invadido uma propriedade privada.
Se o fizémos, apresento as minhas desculpas ao proprietário daquele idílico recanto que criou no nosso concelho e que, nos últimos tempos, tem atraído para o local muitos turistas.



- Radical, eu? -



Obrigada pela visita. Volte sempre.

10 comentários:

Rouxinol de Pomares disse...

Olá Lourdes.
Já por várias vezes fiz referência n' O Rouxinol de Pomares a essa propriedade que pertence a uns amigos que são aqui da zona da grande Lisboa. É um projecto idealizado pelo amigo Carlos e muita da obra realizada tem o seu próprio trabalho pessoal.Os interiores são em madeira e pedra, na sua maioria recuperados de material local. A ponte suspensa é uma passagem privada, mas que toda a gente quer experimentar. Eu já lhe chamei Shangri-lá, porque de facto é um sonho. Daqui a uns anos com as arvores e roseiras que o proprietário tem vindo a plantar o local será ainda mais espectacular. O meu amigo Carlos está de parabéns.
Ah! quando comprares cenouras num qualquer supermercado, lembra-te que estás a contribuir para melhorar esse local.

Anónimo disse...

Lourdes aqui está um exemplo do que se pode fazer nas nossas pequenas aldeias.Só é pena que sejam os de fora a dar valor àquilo que nós temos e não sermos nós proprios a valorizalos.

Já agora puxo a brasa à minha sardinha espreita hoje o ALA poemas e a minha ultima inspiração.
ALA poemas----voz do Goulinho

Lourdes disse...

Olá aos dois Antónios,
Este é realmente um exemplo a seguir e o seu proprietário está de parabéns merecendo todo o apoio das pessoas da região.Vou passar já pelo ALA poemas.
Beijinho aos dois.

Norminha disse...

Olá Lourdes!

Num recanto assim ... todas as energias são recarreáveis!
Obrigada por sua visita! Fique sempre a vontade!
Uma semana de muita luz para vc!
Abraço,

Norminha

pico minha ilha disse...

Um lugar de sonhos, um paraíso.São tantos que temos e no entanto muitos fazem férias lá fora.Beijinhos

Unknown disse...

Olá, Chamo-me Paula Sampaio, moro na margem sul e descobri o seu blog, que muito apreceei porque precisamente no passado fim de semana re-descobri Foz de Égua e fiquei deslumbrada, maravilhada não só com o local que acho que também invadimos embora com muito respeito e humildade, mas muito pelos donos da propriedade que são de uma grandeza absolutamente maravilhosa e fascinante. Como gostava de os ter como Amigos, e não digo isto com qualquer interesse materialista para poder usufruir ou partilhar o espaço deles, Não...Porque os ADOREI como pessoas, porque me apetecia ficar ali à conversa com eles até de madrugada, quem sabe a comer caracois... porque são absolutamente "LINDOS". Convidaram-nos a entrar e partilharam connosco alguns pormenores, nem o nome deles sei, só sei que estão ligados à revenda de cenouras, e agora sei que o Sr. é o Carlos, segundo aqui o testemunho do Sr. Rouxinol.
Gostava de pedir a quem conhece o Sr. Carlos e a sua simpática esposa, se lhe podem dar o meu contacto que aqui deixo, porque gostava muito de lhes agradecer pessoalmente:
Estive com eles no Sábado, 16 de Julho já ao cair da noite, somos o casal Sampaio, ele reconhecerá-nos pelo facto de o meu marido José Sampaio ser fuzileiro.O meu mail é:
pcln.sampaio@gmail.com, e o meu contacto telefonico: 910 513 921.
Bem Hajam, pelo carinho com que também partilham PORTUGAL, os nossos recantos, as nossas gentes. É a "FAZER BEM", que podemos combater a "má sorte", que nos está a bater à porta. Paula Sampaio

LUZ CANÁRIO disse...

OLÁ.Chamo-me Luz.Eu e uma prima que vive no estrangeiro adoramos partir á aventura e descobrir o Portugal serrano.Fomos esta semana ao Piódão e a Foz d´Égua.Também entrámos naquela propriedade privada com todo o respeito.Apesar de já não sermos jovens, sentimo-nos umas garotas. PARABÉNS a quem está a construir aquele paraíso e que tão generosamente partilha com os outros.MUITO OBRIGADA.No dia seguinte á nossa visita fui para o IPO e nem imaginam como aquela beleza me deu enregias.Voltarei e, se me deixarem, voltarei a subir até junto daquela Nossa Senhora.MUITO OBRIGADA.
LUZ CANARIO

LUZ CANÁRIO disse...

Olá! Sou novamente eu, a Luz. Tal como disse no comentário anterior, eu gostaria de voltar a entrar naquele paraíso, subir a encosta e agradecer a Deus, junta daquela imagem de Nossa Senhora, a grande oportunidade que me dá de continuar cá. Programei levar comigo mais 49 pessoas entre jovens e adultos para beneficiarem das maravilhas desse local NO DIA 8 DE SETEMBRO DESTE ANO DE 2013. Soube, por um comentário que li, que o SR Carlos faleceu ao querer construir mais uma ponte para continuar a brindar-nos com o seu amor e arte. Queria pedir autorização à sua esposa e herdeiros para poder concretizar este sonho. Agradeço resposta logo que possam e muito obrigada pela vossa generosidade.

luz canário disse...

Olá, sou novamente eu, Luz Canário. Tal como disse no comentário que fiz em Setembro de 2012, eu gostaria muito de subir aquele paraíso e ir agradecer a Deus, junto da imagem de Nossa Senhora, a oportunidade que me dá de poder continuar cá. Estou a programar ir aí no dia 8 de Setembro deste ano de 2013 e levar mais 49 pessoas entre jovens e adultos. Li num comentário que, infelizmente, o Sr Carlos faleceu ao querer construir mais uma ponte para presentear todos os amantes da Natureza. Quero perguntar à sua esposa e herdeiros se nos dão autorização para concretizar este sonho. MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO E GENEROSIDADE. Luz Canário

lUZ CANÁRIO disse...

Olá! Sou novamente eu, Luz Canário.
Dia 8 de Setembro de 2013 vou com um grupo de amigos (51) ao Piódão e queria muito ir àquele "Santuário" onde estive o ano passado antes de ir para o IPO. Quero partilhar aquele paraíso com os meus amigos, quero louvar o SENHOR, junto de Nossa Senhora, por me permitir estar cá. Mas li que o dono daquele espaço tinha falecido. LAMENTO PROFUNDAMENTE, por ele, pela família e por todos nós. DEIXA-NOS UM LEGADO DE GENEROSIDADE, DE BELEZA E ARTE.. Deus permita que a sua família o sinta sempre vivo em cada planta, em cada pedra que ali colocou. Quero perguntar se posso levar lá os meus amigos e cumprir a minha promessa. Um abraço de solidariedade e gratidão. Luz Canário