Powered By Blogger

domingo, 12 de abril de 2009

Domingo de Páscoa

Páscoa é dizer "sim" ao amor e à vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.
(Stela Maris Blandino)


§§§§§------§§§§§



Hoje, Domingo de Páscoa comemora-se a Ressurreição de Jesus Cristo, após a sua morte. É o dia santo mais importante da religião cristã e é comemorado pelos Cristãos com várias cerimónias. Algumas delas caíram já em desuso nas grandes cidades. Uma delas é o cortejo pascal (Compasso), que já se realiza em apenas alguns locais, em especial em povoações do interior, como é o caso da fregesia de Pomares.

- Cortejo Pascal no Sobral Magro -



Os habitantes das aldeias abrem as portas de suas casas para um grupo de pessoas, presididas pelo prior da paróquia ou por um leigo que o substitui. Na sala, uma alva toalha cobre a mesa sobre a qual estão colocadas as dádivas de cada família. Da cozinha exala uma mistura de odores do borrego assado e das filhós acabadinhas de fazer. Chegado o cortejo, o prior ou o seu substituto abençoa as casas , dá a cruz a beijar aos seus moradores e recolhe as dádivas.

Deixo-vos um pequeno video desta cerimónia numa das casas do Sobral Magro. Está um pouco escuro, mas dá para se ter uma noção de como se processa esta cerimónia.








Obrigada pela visita. Volte sempre.


1 comentário:

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Parabéns, Lourdes.
Mais uma vez uma postagem muito interessante.

Beijinhos