Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Camba

 
Camba

A Camba é mais uma bonita aldeia de gente simpática e hospitaleira que pertence ao Concelho da Pampilhosa da Serra e freguesia de Fajão.
Fica situada numa das encostas da serra do Açor, rodeada de vegetação e bem próxima da barragem do Alto Ceira.
Na altura da construção desta barragem aumentou bastante a população da Camba com pessoas que para ali vieram trabalhar. Muitas delas, após a conclusão das obras ficaram por lá a viver. 

Camba
 
Esta aldeia também se  desenvolveu bastante durante o século passado, por acção da Comissão Associativa de Melhoramentos de Camba que após a sua fundação em 1955, em colaboração com a autarquia, a dotou com algumas infraestruturas básicas. No entanto, os cambenses olham o futuro com alguma apreensão pois a população está envelhecida e  os mais novos há muito que partiram para Lisboa, em busca das condições de vida que não tinham no seu torrão natal.
Neste momento, a Camba é habitada permanentemente por pouco mais de uma dúzia de pessoas  mas, na época do verão, os cambenses deslocam-se "à terra" em gozo de férias e, nessa altura, a povoação enche-se de novo de vida.

Se não puder visitar a aldeia da Camba, visite   o seu site em: http://camba.com.sapo.pt/


Camba





Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

6 comentários:

Unknown disse...

Todas estas aldeias fervilharam de vida e juventude.
Foram alvo de cobiça e de sonhos que nasceram e morreram dentro delas.

alfacinha disse...

Que maravilha, uma aldeia no meio da natureza. Aqui, entre nós temos a natureza no meio do betão. Cumprimentos de Antuérpia

AMO ARTESANATO disse...

Que calma e tranquilidade, nem parece que o planeta fervilha.

Ui que paraiso.

Beijos

Carmo disse...

Olá Lourdes, de facto o nosso país é maravilhoso, só quem parte á descoberta e encontra estes pequenos/grandes tesouros pode-se sentir um privilegiado.

Um beijo

Boa semana

Flora Maria disse...

Fica até difícil imaginar um lugar onde só residam 1 dúzia de pessoas...

Certamente, com o passar do tempo esses que partiram voltarão, em busca da paz que só uma pequena localidade pode proporcionar.

Beijo

Flora Maria disse...

Querida amiga:
Ouso fazer uma sugestão para seu blog, sugestão essa que tenho feito para vários amigos: por que você não retira esse sistema de verificação de letras que é cansativo e até inibe alguns comentários ?

Muitas pessoas estão retirando e sugerindo que outros façam o mesmo.

Beijo