Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Vindimas III


 
O vinho que se bebe com medida jamais foi causa de dano algum.
(Miguel Cervantes)
------------------------------------

 

Depois de algum tempo de fermentação, o mosto já transformado em vinho (novo) é distribuído pelos pipos onde vai ficar até atingir o ponto ideal para se beber, o que acontece mais ou menos por altura do S. Martinho. Daí o ditado popular que nos diz: "Em dia de S. Martinho, vai á adega e prova o vinho."
O cardaço (bagaço das uvas) junta-se para levar para uma destilaria para fazer a aguardente de bagaço.


- O bagaço das uvas -

Antigamente, este trabalho era feito de forma artesanal em alambiques existentes nas aldeias. Todas as famílias faziam aguardente para uso doméstico e para dar aos amigos. Passavam dias e noites nos alambiques, colocando lenha na fogueira e controlando a intensidade do calor, mudando a água do tanque à medida que vai aquecendo, substituindo o bagaço, provando a aguardente,...


- Um alambique artesanal -
Era com essa aguardente que, muitas vezes, os homens matavam o bicho logo de manhã, antes de começarem um árduo dia de trabalho, ou faziam os famosos champorriões misturando-a com mel, com os quais tratavam uma constipação nos dias frios de Inverno.
Outros tempos...

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

3 comentários:

ELISABETE FERRO disse...

ola lurdes eu de novo,gostaria de pedir autorizaçao de seguir o seu blog,ele esta 5*.vc tambem tem um pouquinho dessa tia diolinda ja falecida,vc tem alma de poeta e como diz uma seguidora sua a dulce PARA SE SER POETA TEMOS DE TER ALMA SOFRIDA eu diria antes TER SENSILIDADE NA ALMA E VC TEM e é rara nos tempos que correm,parabens por ser assim,por existie e por nos mostrar as belas coisas da vida,coisas que a maior parte das cidades nao tem conhecimento.um feliz fim de semana.um bjinho

Lourdes disse...

Elisabete
Não tem que pedir autorização. Esteja à vontade. Eu tenho imenso prazer em a ter como seguidora/amiga.
Percebi que está fora do país e, eu acho que se pudermos levar a todos os que estão longe um pouquinho do nosso país, é um contributo muito pequeno para atenuar a distância.
Beijinhos

mimi disse...

D. Lurdes,
hoje aofazer uma pesquisa na net cheguei ao seu blog.
Pode,por favor, diser-me qual é a diferença entre bagaço e engaço?
Muito Obrigado,

Mini.