Powered By Blogger

domingo, 14 de junho de 2009

Junho e os Santos Populares



Tudo é nada, excepto Amar a Deus.
(Santo António)


§§§§§------§§§§§


Junho é o mês dos Santos Populares: No dia 13 comemora-se o Santo António, no dia 24 é a vez do S. João e a 29 o S. Pedro encerra os festejos. Um pouco por todo o país festejam-se estes santos, dando largas à boa disposição em convívios de rua ou em sociedades de bairro. Algumas cidades têm num desses dias o seu feriado municipal.
As ruas, em especial as dos bairros mais populares, encontram-se enfeitadas com festões, arcos, balões e outros enfeites próprios da época e, durante as noites anteriores aos dias 13, 24 e 29, realizam-se festas nas ruas. Comem-se sardinhas assadas, pão de milho, caldo verde e outros petiscos bem regados com vinho tinto. Dança-se no arraial que se realiza num dos largos do bairro, ao som do cavalinho ( pequena orquestra). As pessoas compram um vaso de manjericos, normalmente ornamentado com um cravo de papel e uma pequena quadra popular. As marchas populares dão outro sentido à festa e fazem-se desfiles e concursos, havendo uma forte competição entre os diversos bairros das cidades.

- Imagem de Dias dos Reis, retirada da net -
Antigamente, era obrigatório fazer-se uma fogueira na noite de cada santo, que rapazes e raparigas saltavam alegremente, aproveitando alguns rapazes para pedir namoro à sua amada. Era frequente vermos à porta dos prédios, pequenos altares com os três santos e a criançada pedir a quem passava: " Dê um tostãozinho para o Santo António!"
Muitas vezes, o pedido era atendido e algumas conseguiam amealhar uma boa quantia.
Alguns destes costumes caíram já em desuso, mas continua a haver muita alegria e reinação durante todo este mês.


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

3 comentários:

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes

Junho é mesmo um mês muito especial e tenho tantas saudades dos junhos de antigamente...

beijos

Osvaldo disse...

Olá;
É bem verdade que o mês de Junho é dos mais festivos do ano...

Na minha terra festeja-se o São João e em seguida o São Pedro e as festas são tão próximas que entre as duas não há interregno, sendo práticamente uma semana de folia...

Também os bairros se disputam por apresentarem a melhor marcha e é uma rivalidade muita sadia tendo mesmo namoros que se desfazem durante essa semana, recomeçando depois, porque os namorados são de bairros diferentes.

bjs, Lourdes
Osvaldo

Lourdes disse...

Olá amigos.
É verdade que Junho é um mês de folia. Para mim de folia redobrada, pois o meu filho nasceu na noite de Santo António (pouco depois da meia noite)e o meu marido nasceu na noite de São João (pouco antes da meia noite).
Beijinhos