Powered By Blogger

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dia de Reis


As pessoas estão tão preocupadas sobre o que eles comerão entre o Natal e o ano novo, mas eles realmente deveriam estar preocupados sobre o que eles comem entre o ano novo e o Natal.
(Autor desconhecido)



§§§§§------§§§§§


Hoje, dia 6 de Janeiro, é o DIA DE REIS!
Diz-se que os Reis Magos vieram do Oriente guiados por uma estrela, para oferecer presentes ao Menino Jesus.
Os mais conhecidos eram três: Baltasar, Belchior e Gaspar.



- Adoração dos Magos ( Bento C. Silveira)
no Museu de S. Roque -

Nesta altura do ano, é tradição comer-se o célebre bolo-rei. Este bolo, carregado de simbologia, representa os presentes que os Reis Magos ofereceram ao Menino recém-nascido.
A festa de Reis começou a ser celebrada na corte dos reis de França e o bolo-rei terá surgido no reinado de Luís XIV, para as festas do Ano Novo e do dia de Reis.
Em Portugal, este bolo começou a ser confeccionado quando Baltasar Castanheira Júnior, filho do fundador da Confeitaria Nacional, nos finais do século XIX, trouxe para Lisboa a receita deste famoso bolo.
Mais tarde, passou a ser confeccionado em todas as confeitarias da capital e tornou-se o bolo mais vendido nesta época do ano.


- O bolo-rei -



2 comentários:

Anónimo disse...

O Bolo Rei agora já não tem brinde mas nunca me vou esquecer de um Bolo Rei que o teu pai um ano mandou para a terra cheio de brindes lembras-te?

Lourdes disse...

Então não havia de lembrar? Não há bol rei como o da Bijou do Calhariz! E como aquele cheio de brindes, a que tu te referes, nunca mais vamos encontrar.