quinta-feira, 9 de outubro de 2008

À DESCOBERTA DO MUNDO: O EGIPTO III

As viagens são na juventude uma parte de educação e, na velhice, uma parte de experiência.
(Francis Bacon)
§§§§§------§§§§§


Partida para Assuão
Ainda de madrugada, deslocámo-nos para o aeroporto para apanharmos o avião que nos levaria a Assuão.
Chegados ao nosso destino, fomos conduzidos ao barco onde passaríamos a viajar e a permanecer quando estivéssemos atracados.
Após um descanso e o almoço iniciámos as visitas na região do Assuão.


- Paisagem vista da faluca -


Entrámos então numa faluca (barco típico do Nilo) e fizemos um pequeno percurso até ao jardim Botânico que visitámos em seguida. Este jardim possui as mais variadas espécies de plantas trazidas de todos os pontos do globo.
Pelo caminho avistámos alguns locais que serviam de sepultura a pessoas nobres e também a casa e o mausoléu do príncipe Aga Khan, chefe espiritual dos muçulmanos xiítas que não sendo egípcio, ali quis ser sepultado.
Depois de jantar, assistimos a um espectáculo de percursão, danças e cantares do povo núbio onde os nativos interagiram com os turistas numa actuação animada e divertida.
- Actuação dos núbios -

Seguimos depois para um passeio nocturno pelo o centro de Assuão. Ali estivémos em contacto com a noite movimentada da cidade, num bar tradicional. Bebemos chá de menta, a bebida mais apreciada pelos egípcios e fumámos chicha, outro dos costumes mais enraízados deste povo.


- As chichas -

Em diversas alturas, pareceu-me ter feito uma viagem ao passado, pois todo aquele modo de vida está muitos anos atrás do nosso.

Sem comentários: