sexta-feira, 19 de maio de 2017

Oviedo

Visitados os pontos principais do Parque Nacional dos  Picos da Europa, seguimos para Oviedo, a bonita capital do  Principado de Astúrias.



Como em todas as cidades que visitámos não podíamos deixar de percorrer algumas ruas da sua zona histórica , bem como apreciar alguns dos mais importantes exemplares  da Arte Preromânica asturiana

De tudo o que vimos na visita da cidade destaco:

- Catedral



A catedral de São Salvador, de estilo gótico flamejante começou a ser construída no séc. XIII,sobre uma basílica preromânica construída em honra de S. Salvador e apenas ficou concluída no séc. XVI, com a edificação da torre e do pórtico da fachada.
Em 1812, durante o reinado de D. Afonso II, foi descoberto o túmulo de Santiago. O rei foi em peregrinação a Compostela, o que fez com que Oviedo passasse a fazer parte dos Caminhos de Santiago.
A sua imagem ficou perpetuada numa estátua junto à Catedral, onde se inicia um dos percursos mais conhecidos desta peregrinação.


No seu interior destaca-se, entre outros, o magnífico retábulo da Capela-Mor, datado do século XVI.
Mas o tesouro mais importante encontra-se na Câmara Santa.

É  o Santo Sudário, peça de tecido com mais de 2000 anos que terá coberto o rosto de Jesus após a descida da cruz e que se encontra guardada na Arca Santa. 

- Igreja de San Isidro: 


Esta igreja situa-se na  praça da Constituição e foi construída entre 1578 e 1740.

- Edifício da Câmara


Situado também na Praça da constituição, foi edificado em 1622, aproveitando-se parte da antiga muralha. A torre do relógio foi construída em 1940, após a guerra civil espanhola, em que quase todo o edifício foi destruído.




Obrigada pela sua presença. Volte sempre.



Sem comentários: