Powered By Blogger

terça-feira, 7 de junho de 2011

Festa no Colcurinho

As festas populares de Verão estão à porta. A serra do Açor prepara-se para uma das suas  festas mais antigas da região,em honra de  Nossa Senhora das Necessidades,  no Monte do Colcurinho.

Este ano,  comemoram-se  os 640 anos do aparecimento da Virgem  no monte do Colcurinho a uns pastorinhos que por ali andavam com os seus rebanhos. Nesse local, de onde se avistam grande parte das terras beirãs, foi construída uma pequena ermida em honra de Nª Sª das Preces que por dificuldade de acesso e de manutenção acabou por ruir. Conta-se que a imagem foi  mudada para o Vale de Maceira onde foi construído um grandioso santuário, que passou a ser palco de grandes romarias, onde afluíam peregrinos dos mais diversos locais do país.
Mais tarde, no  monte do Colcurinho, no local da aparição, foi construída de novo uma outra capelinha em louvor à Virgem, agora com o nome de Nª Sª das Necessidades.
A sua festa anual realiza-se no próximo dia 12 de Junho e o Programa é o seguinte:



Esta é uma  festa religiosas  que   atraí ao local um grande número de pessoas. As povoações em redor são  devotos fervorosos da Nª Sª das Necessidades e a ela dirigem as suas orações em tempos de aflição.  Muitas vezes, é no dia da festa que se deslocam ao local para agradecer à Virgem os pedidos obtidos e cumprir as suas promessas.
Esperamos que no próximo dia 12 os devotos acorram a este belo local  da serra do Açor e que o dia esteja radioso para que,  para além das cerimónias religiosas, possam usufruir da magnífica paisagem que o local proporciona.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


11 comentários:

Unknown disse...

Adoramos estas festas :))

Beijinhos.

Anónimo disse...

Lourdes obrigado, sabia que podia contar consigo, o texto está muito lindo.
Mais uma vez aqui faço um apelo ao povo da região para virem a esta festa que é de todo povo da serra do Açor e de toda a beira.

Voz do Goulinho

alfacinha disse...

Vai ter um fim-de-semana maravilhoso, tem mesmo tudo para ser perfeito se o sol cumpra a sua parte e faça desta romaria uma festa radiosa.
cumprimentos

Idanhense sonhadora disse...

Mais uma festa em honra da "Mãe "que aqui sendo das Necessidades ,nos ajude a suprir as muitas que por cá há...Gosto deste carinho que o nosso povo demonstra por Ela ...
Beijinhos
Quina

Unknown disse...

Olá amiga!
Que bacana você dividir essa fato com nós. Muito bonita a história da santa.
Que bom que sou sua amiga, assim conheço um pouco do seu ´país.
Abraços e obrigada pelo aconchego.
Marli

Unknown disse...

Olá amiga!
Que bacana você dividir essa fato com nós. Muito bonita a história da santa.
Que bom que sou sua amiga, assim conheço um pouco do seu ´país.
Abraços e obrigada pelo aconchego.
Marli

Flora Maria disse...

Dessas festas, minha família já falava, contando de como iam a outras localidades para assistirem aos festejos dos vizinhos.

É a História sendo preservada, geração após geração, e isso é muito bonito.
Beijo

ELISABETE FERRO disse...

MINHA AMIGA,QUE PRAZER PODER VIR AQUI.COMEçAM AS FESTIVIDADES DOS SANTOS POPULARES E EU AQUI.ADORO O SAO JOAO.FAZ 7 ANOS QUE NAO VOU A FESTAS JOANINAS E TENHO Cà UMAS SAUDADES.FELIZMENTE COM O TEMPO,QUASE JA NEM ME LEMBRO.BOA FESTA,BRINQUE MUITO.E FAçA-NOS SONHAR.BJINHO

Anónimo disse...

Olá Lourdes! Obrigada pela visita ao meu cantinho de recursos para professores! Esteja à vontade para levar o que quiser, partilho com o maior carinho!:) Convido-a também a visitar os meus outros cantinhos, sobretudo o meu cantinho principal - My lovely Blog. Lá tem alguns presentes que pode trazer, award, link, mascote, selinho de seguidor,... ofereço com todo carinho! E fico à espera da sua visita mais vezes!

Joana Neves
http://joana-neves.blogspot.com

Ricardo e Regina Calmon disse...

SEMPRE PRECIOSOS RECANTOS DESSA LINDA TERRA,AMIGA QUERIDA!

VIVER É PURA MAGIA

RICARDO CALMON

Luis disse...

Minha Querida Amiga Maria de Lourdes,
Faz muito bem em difundir estas notícias pois elas são o nosso Portugal profundo que se tem perdido e que se não deve deixar extinguir! Espero que no dia 12 estejam lá muitos romeiros para dar alegria a essas terras.
Beijinhos amigos e solidários.