Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de março de 2011

Regionalismo, Autarquias Locais e Casas Regionais


Já várias vezes tenho divulgado neste meu espaço alguns eventos que a amiga Teresa Neves, dirigente da Comissão de Melhoramentos do Soito da Ruiva e  do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva me tem dado a conhecer.
A Teresa, é uma grande entusiasta não só da aldeia onde tem as suas raízes, mas também de todas aquelas que, como a sua, lutam contra a desertificação. São inúmeras as provas que tem dado e , neste momento, foi mais longe, pois aceitou fazer parte da Direcção da Casa da Comarca de Arganil.
É, sem dúvida, um exemplo a seguir pelas camadas mais jovens. Pessoalmente, deposito as minhas esperanças no sangue novo para que possam, com as suas  ideias inovadoras, continuar a combater a interioridade e  inverter o marasmo em que se encontram alguns movimentos regionalistas que, no século passado, deram um contributo tão  valioso para o desenvolvimento da nossa região.
Perante a crise  que o país atravessa, dou comigo muitas vezes  a pensar se a beira-serra não será o futuro de muitos aqueles que a abandonaram. Esta é  razão mais  que sufciente para não dar tréguas à luta iniciada pelos nossos antepassados.
Força Teresa!
A tarefa é difícil, quando se é  uma boa profissional, esposa e mãe mas, quando se nasce com o "bichinho", arranja-se sempre maneira de "esticar" o tempo.

Photobucket
 
Foi a Teresa que me enviou o seguinte e-mail.

Olá amigos!

A pedido da direcção da Casa da Comarca de Arganil, da qual neste momento faço parte, divulgo o colóquio subordinado ao tema “Autarquias Locais e Casas Regionais – uma parceria a desenvolver" , a realizar no dia 2 de Abril, próximo sábado, das 9h30 às 13h00. Estará presente o Presidente do Município de Arganil bem como todas as casas regionais sediadas na Associação das Casas Regionais de Lisboa, e os presidentes dos munícipios correspondentes. Estará também presente o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Em baixo segue um texto sobre o colóquio onde consta a localização e horário.
A Casa da Comarca de Arganil gostaria de ver presente na assistência um numero significativo de Arganilenses, por isso agradeço que compareçam e divulguem por quem possa estar interessado.

Um abraço
Teresa Neves


Colóquio sobre autarquias locais e casas regionais

Com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, que disponibilizou o anfiteatro Orlando Ribeiro, da Biblioteca de Telheiras, a ACRL vai promover, na manhã do sábado, dia 2 de Abril, a partir das 9h30, um colóquio subordinado ao tema “Autarquias Locais e Casas Regionais – uma parceria a desenvolver”, convidando para o efeito os presidentes dos Municípios, representados em Lisboa por casas regionais associadas na ACRL, para uma breve palestra sobre o assunto, a que se seguirá um debate entre todos os participantes e um almoço de confraternização entre eleitos locais e dirigentes regionalistas, na Quinta de São Vicente.

O colóquio terá uma saudação de boas vindas pelo presidente da ACRL, a abertura pelo presidente do Município de Lisboa, António Costa e será moderado pelo jornalista Paulino Coelho, da Rádio Renascença, que chamará os diversos oradores inscritos a dissertar sobre o assunto.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

3 comentários:

Luis disse...

Minha Boa Amiga,
Espero que resulte em pleno essa reunião onde se irá discutir um tema tão actual e oportuno. Tudo quanto seja agrupar pessoas num objectivo comum é primordial numa epoca em que cada um só pensa em si egoísticamente!
Parabéns pela iniciativa!
Um beijinho amigo e solidário.

alfacinha disse...

Uma iniciativa muito admirável
Cumprimentos

Teresa Neves disse...

Olá Lourdes!

Estive uns dias fora em trabalho e só agora li com atenção este seu post...
Agradeço todo o seu apoio e as suas palavras amigas, já nos vamos habituando a elas. Realmente a vida não é fácil mas temos de chegar ao fim da nossa vida e ficar felizes por dar alguns momentos ao bem dos outros e da nossa sociedade, é esse o meu lema e por isso aceito trabalhar em prol do regionalismo. Quanto ao novo cargo na direcção da Casa da Comarca, sendo este um convite do Carlos Manuel tendo em conta toda a dinâmica do Soito da Ruiva, era impossível rejeitar...e pelo Soito da Ruiva lá estou. Espero estar à altura do cargo e corresponder ás expectativas.
Um grande abraço para si e mais uma vez obrigada pelo seu GRANDE apoio.