segunda-feira, 14 de março de 2011

Aniversário da Comissão de Melhoramentos de Sobral Magro


A Comissão de Melhoramentos de Sobral Magro está de Parabéns, pois completa hoje 59 anos de existência como associação legalmente organizada.
Muito tempo antes, já vários naturais da aldeia se tinham associado com o objectivo de  realizar algumas obras  na sua aldeia. As principais foram as construções da Escola e da primeira fonte no Largo da Barroca.


 
 

Finalmente, a 14 de Março de 1952, fundava-se uma associação com estatutos devidamente aprovados.
Aos poucos e graças ao esforço de homens simples e empenhados que lutaram abnegadamente pelos seus justos ideais, a aldeia foi-se modificando e as condições de vida melhoraram substancialmente. Sendo  pioneira em algumas obras que poucas aldeias do concelho tinham à sua disposição decerto constituiu  incentivo para melhorar cada vez mais. Actualmente os sobralmagrenses possuem as infraestruturas básicas que lhes permitem viver como nas grandes localidades, mas desfrutando dum ambiente puro e calmo.
Mas, essas obras para funcionarem devidamente necessitam de manutenção e, estando nós inseridos numa autarquia de parcos recursos, as Comissões de  Melhoramentos ainda continuam a  fazer sentido. Os Estatutos prevêem mandatos  anuais, mas os elementos que formam a lista atual foram-se disponibilizando para prolongarem o seu desempenho, conseguindo sempre substituir as lacunas que se foram verificando.  No entanto, o desgaste tem sido grande e chegámos a uma altura em que  a maior parte dos seus elementos manifestaram já a sua decisão de não continuarem.
Por isso, no dia de hoje, faço votos para que na Assembleia Geral a realizar no próximo dia 22 de Agosto no Sobral Magro, apareça uma nova lista que dê continuidade ao trabalho iniciado pelos nossos heróicos antepassados.
Como Presidente da Assembleia Geral , deixo  aqui o meu desejo de muitos anos de vida para a coletividade,  depositando a maior das confianças nos   meus conterrâneos no sentido de  não deixaram morrer a sua colectividade.
 
Photobucket




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

3 comentários:

avesemasas disse...

Boa noite amiga Lourdes,
é bonito ver comemorar assim aniversários, saber dar valor a quem valoriza a nossa terra.

Beijinho,
Ana Martins

nacasadorau disse...

Amiga Lourdes.

Mereces uma medalha pela promoção e divulgação que fazes à tua terra amada.

Parabéns.
É assim mesmo, somos iguais.

Beijinho

ELISABETE- disse...

OBRIGADA AMIGA,BEM PRECISO,POIS NESTE MOMENTO TENHO UMA DOR DE CABEçA QUE PARECE QUEVAI REBENTAR.BJINHO