Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Romaria da Nª Sª das Necessidades



O mês de Maio é apelidado de várias formas, sendo uma delas o mês das flores.
Neste momento, a nossa serra é um exemplo disso, pois encontra-se  coberta de  mato florido, numa cambiante de cores vistosas e variadas. 


- A serra em flor -

No próximo  fim de semana, a minha sugestão de passeio vai para a serra do Açor, onde para  além do magnífico espectáculo que a natureza  oferece,  poderá  assistir no próximo Domingo, a uma  romaria que em tempos foi  muito conceituada. Embora esta  romaria conhecida por  Nossa Senhora das Necessidades,  Nossa Senhora do Cabeço ou Nossa Senhora do Colcurinho  já não tenha o brilho de antigamente, continua a levar até ao alto do monte do Colcurinho muitos fiéis das terras em redor.
A ermida, localizada num dos pontos mais altos da serra do Açor,  onde as três Beiras (Alta, Baixa e Litoral) se encontram, é sobejamente conhecida na região.


- Ermida de Nª Sª das Necessidades -
(Foto: Voz do Goulinho)

Pelas 11h, poderá tomar parte na Santa Missa e de seguida participar na  procissão em volta do cume  do monte.
Se levar o seu farnel, será uma óptima oportunidade de saborear os seus petiscos ali, bem pertinho do céu, tendo a seus pés uma paisagem de cortar a respiração.
A parte recretiva da romaria desenrolar-se-á mais abaixo, no recinto do Santuário de Nossa Senhora das Preces, no Vale de Maceira, onde estarão presentes vários tocadores  com guitarras, concertinas e cantares ao desafio, o conjunto Sons da Terra  de Cabeçadas e  a Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez que, de certo, irão dar uma maior animação aos festejos. 
Espero que o tempo esteja também em festa e colabore com um belo  dia de Primavera.


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

1 comentário:

Flora Maria disse...

Que beleza as cores da sua Serra florida, Lourdes !

Deve ser um passeio encantador.
Aproveitem bem a Primavera, que é uma estação incrivelmente bela.

Beijo