Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pelos Caminhos de Portugal - Sesimbra 1

O  meu passeio por Sesimbra não ficou pelo que descrevi no post anterior. Tendo esta localidade  um porto de pesca muito importante, é frequente as pessoas dos arredores  deslocarem-se à lota, para comprarem peixe fresquíssimo acabadinho de chegar do mar.


Photobucket

Mas, para além da  pesca profissional,  existem neste porto várias actividades recreativas e desportivas bastante interessantes, ligadas ao mar.


Photobucket

Na época  em que leccionava no Miratejo, fui informada sobre a possibilidade de se fazerem visitas de estudo, numa embarcação de casco submerso transparente, onde se podia  de observar o fundo do mar com os peixes no seu habitat natural. Por razões de segurança, nem eu nem as minhas colegas nos aventurámos com as crianças e fiquei sempre com vontade de o fazer.  Naquela tarde, com as boas condições atmosféricas que se faziam sentir, era imperdoável não aproveitar a oportunidade para  satisfazer a minha curiosidade.
E lá fomos até ao porto, apanhar o barco que nos levaria num belo passeio de hora e meia, ao longo da costa.
No piso superior do barco pudemos observar a vila, as praias, as aves, as  arribas e alguns dos vários desportos náuticos, a partir do mar.

Photobucket

Descendo ao piso inferior,  desfrutámos duma visão panorâmica do mundo submarino daquela zona. Por entre rochas e  areia, apareciam cardumes de várias espécies, que calmamente se afastavam da embarcação.
Photobucket


Adorei este passeio e, por essa razão, hoje início de um  fim de semana, deixo a sugestão de uma visita a esta antiga vila costeira, situada a aproximadamente 30 Km de Lisboa, bem próxima do estuário do Sado, da Serra da Arrábida, do Cabo Espichel e da Lagoa de Albufeira, locais igualmente aprazíveis, que mostrarei numa próxima oportunidade .

Bom fim de semana!



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

4 comentários:

Unknown disse...

Como já comentei ontem afinal completou o passeio pelo mar que eu tanto gostei.

Anónimo disse...

Lourdes obrigado pelo seu simpatico comentário fica aqui o dezejo que disfrute ao maximo dos seus passeios junto de quem mais gosta.
Voz do Goulinho
ALA Poemas
António Assunção

MGomes disse...

Olá Amiga Lourdes!
Antes de mais, obrigada pela visita e depois para lhe manifestar o agrado que tive quando entrei no Açor!!! Está muito bem, sim senhor! Uma nova e bonita cara! Parabéns!

Bjo
MGomes

Flora Maria disse...

Deve ter sido emocionante observar essa bela paisagem marinha !

E o melhor foi realizar um sonho antigo, não é mesmo ?
É muito bom quando conseguimos essas façanhas.

Beijo