Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pelos Caminhos de Portugal - Óbidos



Chegámos ao fim de semana e, segundo as previsões, avizinham-se uns dias bastante agradáveis. Para os aproveitar, nada melhor que um passeio pelo nosso bonito país que tem sítios de grande beleza  e onde podemos desfrutar de bonitas paisagens ou de recantos que nos recordam um pouco da nossa história. 
Hoje sugiro uma das mais bonitas vilas portuguesas - Óbidos.


- Perspectiva da vila a partir das muralhas do castelo -

 Célebre pelas diferentes festas temáticas que ali se realizam ao longo do ano, como são os casos da Feira do Chocolate, a Feira Medieval, Óbidos-Vila Natal e outras, é fora destes grandes eventos que melhor  podemos apreciar a vila, o castelo, as igrejas e paisagens ou calmamente deliciarmo-nos  com a saborosa ginjinha típica da região.
A origem desta vila remonta ao século I, à cidade de Eburobrittium. Vários foram os povos que por ali passaram e deixaram a  marca das suas civilizações.
A vila foi conquistada aos Mouros, com a tomada do castelo em 1148 por D. Afonso Henriques e doada à rainha D. Urraca pelo rei D. Afonso II.



- Painel de Azulejos, na Porta da Vila -


A vila situa-se no interior das muralhas do castelo e logo à entrada, na Porta da Vila, somos recebidos por um  lindo painel de Azulejos do séc. XVIII e capela-oratório com varanda do século XVII.
Depois caminhamos por uma sucessão de  ruas, ruelas e escadinhas calcetadas , ladeadas por  casas  típicas muito bem preservadas, pintadas de branco com barras azuis ou amarelas e candeeiros antigos fixos nas esquinas. Muitas delas têm as janelas e varandas enfeitadas com vasos floridos e, junto à porta,  surgem frequentemente lindas buganvílias que trepam pelas paredes, numa profusão de folhas verdes e coloridas que conferem  uma maior beleza às ruas.


- O Castelo -

Por toda a vila podemos encontrar várias igrejas e capelas, das quais destaco  a Igreja Matriz de Santa Maria.

No vale situado ao fundo do castelo, existe também um bonito Santuário de forma hexagonal que merece também uma visita. É dedicado ao Senhor da Pedra e ali se realiza uma romaria no dia  28 de Maio.



- Santuário do Senhor Jesus da Pedra -

Esta é realmente uma vila muito bonita, onde se respira um ambiente medieval, mas  só com uma visita ao local se pode imaginar a beleza de mais este recanto do nosso Portugal.


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.













8 comentários:

alfacinha disse...

Óbidos é extremamente adorável e tem tudo para conquistar as corações das pessoas. Esta vila amuralhada foi para mim "amor na primeira vista".
Cumprimentos

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes
Obidos é uma das minhas mais lindas lembranças de Portugal. Lá estive por três dias, e dormir no Castelo foi viver um sonho, andar por essas ruas e ruelas que descreve foi inesquecível. Se me perguntarem em quais lugares me senti mais tocada, vou pender entre Sintra e Obidos.
Beijos

jurisdrops disse...

Lourdes:
Seu texto foi um recordar e tanto! Andei por aquelas ruelas, subindo e descendo, impressionada com os encantos do ambiente medieval cheio de mistérios. De fato, um dos pontos altos dessa terra para nós tão cheia de atrativos.
Bjos

Mariazita disse...

Olá, Lurdes
Óbidos! Adoro Óbidos!
Já lá fui "n" vezes, e há sempre algo de novo que ainda não tinha visto das outras vezes.
A tua descrição está perfeita. Quem não conhece pode ficar com uma ideia bastente completa e, acredito (!) com vontade de conhecer.

Beijinhos

PS - Agora me lembro... a foto do meu "perfil" foi tirada em Óbidos em Outubro passado.

ELISABETE FERRO disse...

minha linda,ah!saudade,que saudades dos passeios por portugal.nunca fui a obidos mas,aqui na rtp internacional,mostra-nos um pouco de todo o pais,e claro é uma das vilas que tenciono ir visitar,pois adorei o que vi no programa do professor josé herman saraiva..quanto ao naperon,nao fui que o fiz,foi a minha irma mais velha,apenas o pus aqui porque andei um pouco adoentada e nao tinha tirado fotos a nada meu,como sabe,estou a viver em genebra e tenho tudo em portugal.mas tenho umas fotos reservadas para no caso de...como hoje.bjinho e uma boa semana

Flora Maria disse...

Já li muito sobre Óbidos e parece-me um lugar mágico, parado no tempo, cheio de história, beleza e tradição.
Se um dia eu for a Portugal, Óbidos estará no meu roteiro.
Gostaria de ver as fotos das casas com as flores.

É verdade que não se pode construir mais nada lá ? Li em algum lugar que as construções eram proibidas, para manter o estilo da época. É isso mesmo ?

Beijo

Unknown disse...

Olá amada!
Que Pais Lindo!
Ainda vou conhecer.
Obrigado minha linda por está sempre presente em meu cantinho.
Abraços com carinho,
Marli

Pitanga Doce disse...

Já estive para ir a Óbidos por diversas vezes. Quem sabe este ano...
Boa semana Lourdes.