Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Vila Cova do Alva: Templos Religiosos - Antigo Convento de Santo António

Iniciamos a semana continuando em Vila Cova do Alva, para conhecermos um pouco da história do antigo Convento de Santo António. 


Este convento teve origem em 1710, com a chegada  a Vila Cova do Alva dos frades capuchos da Ordem de São Francisco que  ali começaram a construir as  instalações do que seria um convento destinado a frades de idade avançada.
claustro ficou o   concluído em 1736 e, em volta,   foi edificada a ala principal do Convento, obedecendo ao estilo maneirista e barroco sóbrio. 


Durante as invasões francesas, o convento foi bastante danificado e espoliado pelas tropas napoleónicas.
Em 1841, com a extinção das Ordens Religiosas pelo regime liberal, os frades abandonaram o convento  e, com excepção da igreja, foi vendido  em hasta pública a um particular, que o  remodelou e adaptou para sua residência.
A igreja que não fez parte da venda foi  preservada devido ao seu interesse patrimonial na região.
Na fachada rematada por pináculos, destacam-se a entrada em arco abatido para o espaço da galilé, um janelão e um óculo. A porta de linhas rectas é encimada por um nicho decorado.
  


O interior desta Igreja tem planta cruciforme, com vários elementos arquitectónicos relevantes e onde se destaca a talha dourada  de características  barrocas, que contrasta com a arquitectura humilde  própria da Ordem que a fundou.



Fotos da Net

Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: