Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Atouguia da Baleia - Peniche

Atouguia da Baleia é uma das freguesias do concelho de Peniche.


No século XII, a região onde se situa Atouguia da Baleia era conhecida por Tauria, nome que está ligado ao elevado número de touros selvagens ali existentes. Com o tempo, do nome Taurus derivou para Touguia que originou Atouguia. Baleia foi acrescentado mais tarde, sendo   o primeiro documento com o topónimo completo datado de 1507, escrevendo-se na época "Atouguia da Baleea". 
Em reconhecimento da ajuda prestada na conquista de Lisboa aos Mouros, pelos cruzados Guilherme e Roberto de Corni, D. Afonso Henriques concedeu-lhes as terras de Tauria. Em 1167, concedeu o primeiro foral à povoação, sendo depois renovado em 1218 e em 1510.


Em 1373, no reinado de D. Fernando foram realizadas cortes gerais na vila de Atouguia, e em 1448, D. Afonso V concede a Álvaro  de Ataíde o título de primeiro Conde de Atouguia, como recompensa pelos bons serviços prestados ao reino.
Na época, Peniche era uma ilha. A Tauria ficava junto ao mar e tinha um porto de mar bastante movimentado. Devido  ao assoreamento da costa, perdeu a sua actividade, que passou para o porto de Peniche.
Em 1836, por proposta do Ministro Passos Manuel e decreto da Rainha D. Maria II, é extinto o concelho de Atouguia da Baleia, que passou a ser uma freguesia do concelho de Peniche.


O orago da vila é São Leonardo.
A igreja matriz data do século XII e é a mais antiga do concelho.
Na fachada  tem uma  porta gótica encimada por capitéis com representações de seres mitológicos. 
O interior está dividido em três naves, sendo a central maior que as laterais.
Na capela  mor destacam-se vários  retábulos e pinturas do século XVI e  o túmulo de Dom Álvaro Gonçalves de Ataíde,  primeiro conde de Atouguia. 
A pia baptismal é de 1562.
Uma das capelas laterais é decorada com azulejos do século XVII e junto dela existe um baixo-relevo em calcário branco, do século XIV, representando a Natividade. 

Para além da Igreja Matriz, existem outros locais  dignos de visita  em Atouguia da Baleia:

- Igreja de Nossa Senhora da Conceição



Esta igreja data de 1698. Tem características dos estilos maneirista e barroco é composta por nave, capela-mor, duas sacristias com átrio, dois torreões de planta quadrada  e alpendres com colunas a rodear a nave. 
No interior destacam-se o coro alto, sobre colunas de madeira  imitando o mármore, dois púlpitos, com base em mármore,  dois altares laterais com retábulos em talha policromada. A separar a nave da capela-mor existe um arco triunfal de volta perfeita. 
A capela-mor é  forrada a mármore, com excepção de dois magníficos  medalhões em pintura mural. A imagem da padroeira encontra-se sob um dossel de talha dourada e vidro.

- Castelo


Não se sabe ao certo a data da construção do Castelo de Atouguia da Baleia, mas há registos da sua existência desde o final do século XII.

A sua construção deve-se ao facto de, naquela época, a povoação ser sede de concelho e a mais importante da zona.

Do antigo castelo, restam apenas um recinto amuralhado, sendo o elemento mais significativo, a Torre de Menagem disposta num plano saliente em relação à restante muralha. 

- Fonte de Nossa Senhora da Conceição


Esta fonte, também conhecida por Fonte Gótica, ou Fonte dos Gafos foi construída, provavelmente, no Século XIV e localiza-se perto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. 
É uma construção com uma abertura em arco de ogiva, encimado por um brasão com as antigas armas da vila.

- Pelourinho de Atouguia da Baleia


O primeiro pelourinho da vila de Atouguia foi erguido em 1313.  O atual  foi erguido após o foral de 1510, outorgado por D. Manuel I.
Localiza-se em frente da Igreja de São Leonardo. 




Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: