Powered By Blogger

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Peniche

Situada na zona Oeste do país, Peniche é uma cidade sede dum concelho do distrito de Leiria.
O seu topónimo deriva da palavra latina pinniscula que significa península.



O concelho de Peniche foi, desde cedo, ocupado por populações que, tinham como principais actividades económicas, a  pesca e a agricultura.
Situada na zona costeira, era frequentemente alvo de assaltos de piratas e invasões doutros povos ocupações de potências estrangeiras. Por essa razão, D. João III mandou edificar uma construção fortificada, a Praça-forte de Peniche, concluída em 1645 por D. João IV.
Peniche foi elevada a vila em 1609 e a cidade em 1988.
O concelho de Peniche está dividido em quatro freguesias:
Atouguia da Baleia
Ferrel
Peniche
Serra d'El-Rei

O orago da cidade é São Pedro


A igreja data de finais do século XVI.
A sua frontaria divide-se em três parte e do lado direito da fachada, encontra-se a torre sineira
O  interior é formado por uma  nave central e duas laterais. Na nave central destaca-se a capela-mor com um magnífico retábulo de talha dourada e diversas pinturas do século XVIII. Existem também altares de talha dourada barroca, dedicados ao Senhor do Bonfim, a Nossa Senhora da Boa Viagem e a São Pedro de Alcântara.
Na sacristia existe ainda uma pintura barroca da Sagrada Família,  de finais do século XVII.Existem outros locais de culto na cidade. 

- Igreja de Nossa Senhora da Conceição


Inicialmente neste local existiu uma pequena ermida dedicada ao mártir S. Sebastião.
Ao longo dos tempos sofreu várias reformas, alterando por completo as características do templo, até atingir a forma actual.
Tem planta longitudinal retangular, formada por nave e capela-mor.
A fachada é delimitada por cunhais de pilastras, rematada com um frontão triangular. O portal tem verga recta, encimado por uma janela com gradeamento, frontão e cruz. À direita está adossada a uma torre sineira.
No seu interior a nave é coberta por uma abóbada de berço decorada com pinturas tendo ao centro a imagem de Nossa Senhora da Conceição. 
Tem quatro altares laterais setecentistas de talha dourada. As paredes estão revestidas de azulejos azuis e brancos do séc. XVIII.

- Igreja da Misericórdia


Esta igreja seiscentista, anexa ao antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia tem fachada pombalina terminada em frontão triangular, com fogaréus.
No interior de nave única, destacam-se os belos painéis de azulejos, pinturas a óleo e o tecto decorado com caixotões pintados. 
- Santuário de Nossa Senhora dos Remédios


Situado na zona costeira próximo do cabo Carvoeiro, este santuário ergue-se no local onde outrora existiu uma ermida, talhada numa rocha, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora dos Remédios. O culto a esta santa remonta ao século XII, mas a  actual ermida data do século XVI.

- Fortaleza de Peniche


Construída em 1645, foi utilizada para defesa da costa durante muitos anos.
No início do século XX, foi utilizada para abrigar refugiados da Guerra dos Bôeres e prisioneiros alemães e austríacos durante a Primeira Guerra Mundial. 
No entanto, tornou-se mais conhecida como prisão política durante o governo de Salazar.  

Após a Revolução de  25 de Abril, abrigou também retornados das ex-colónias portuguesas de África. Finalmente, o forte foi transformado em museu, o Museu Municipal de Peniche.

- Muralha de Peniche



A cidade de Peniche está em parte rodeada por muralhas do século XVI.








Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: