Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

As Aldeias da Freguesia de Fontetelheiro

Da freguesia de Fornotelheiro, para além da sede, fazem ainda parte os lugares de Celorico  Gare, Quinta de Salgueiro, Cardal e Casas do Rio.

- Celorico Gare



A freguesia de Fornotelheiro é atravessada pela  linha de caminhos de ferro da Beira Alta, criada em finais do século XIX.  No local onde se situa a estação ferroviária, foram surgindo algumas casas, que ao longo dos tempos, foram alastrando e    formaram uma povoação que é a mais movimentada do concelho.  
Também conhecida por Estação, tem como orago Santo António.

- Quinta de Salgueiro



A Quinta do Salgueiro é outra aldeia que faz parte da mesma freguesia e fica situada na estrada que liga Fornotelheiro ao Cardal.
Tem como padroeiro São José.



- Casas do Rio


Esta povoação da freguesia de Fornotelheiro foi, anteriormente, sede de freguesia. Foi também anexa da freguesia de Ratoeira do mesmo concelho.
Tem por  orago  S. Marcos.

- Cardal

Desta pequena localidade, apenas encontrei uma informação num video que encontrei  no Youtube, que é perfeitamente esclarecedora.

Este é o Cardal, uma aldeia sem um único habitante! Uma pequena aldeia da freguesia do Fornotelheiro, onde o tempo parou, onde as construções humanas foram abandonadas e servem apenas de terreno fértil para a propagação da vegetação, que cobre tudo à sua volta. A natureza voltou a dominar o homem.
Ainda se pode ver por entre as janelas partidas e portas arrombadas, que ali morou um pai, uma mãe, uma família. Uma cama, um relógio, entre outros pertences deixados para trás, contam uma história.
O som dos pássaros, e da água cristalina do ribeiro propagam-se pela encosta da serra, que cada vez fica mais verdejante… estes são os únicos sons que ali se ouvem. É a triste realidade, somos forçados a abandonar as nossas aldeias, por uma vida melhor. Este é o Cardal, uma aldeia sem um único habitante! 


Obrigada pela sua presença. Volte sempre!




Sem comentários: