Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Porque É Fim de Semana: Maçal do Chão

Porque É Fim de Semana vamos continuar a descobrir o concelho de Celorico da Beira e vamos para uma nova freguesia: Maçal do Chão.



A origem desta freguesia composta por  um só lugar, perde-se nos tempos. Sabe-se que os romanos aqui fizeram a extracção de  estanho, mas também  os lusitanos tiveram a mesma actividade.
Na época da reconquista, Maçal do Chão era comenda da Ordem do Hospital, mais tarde de Malta, conforme é aludido nas Inquirições de D. Dinis da Beira e Além-Douro, que rezam assim: “A aldeia a que chamam Maçal que foi D. Sancha ao hospital (Ordem do Hospital e depois de Malta) e dela fez Honra ora, no tempo deste Rei o mestre (do Hospital) D. João Durães”.
Durante as Invasões Francesas, as tropas napoleónicas ocuparam a Freguesia, espalharam o pânico e a tragédia por tudo quanto era sítio. Pilharam, incendiaram, destruíram e chegaram mesmo a matar alguns dos seus habitantes, que se tentaram opor aos seus actos infames. Apenas a igreja foi poupada, segundo a crença popular, devido a existir na o seu interior uma imagem de São Luís,que foi rei de França e que participou na 7ª Cruzada contra os Infiéis. 
Em 10 de Agosto  de 1882, a família real viajou no  primeiro comboio da linha da Beira Alta, passando na aldeia  onde existe um apeadeiro, hoje desactivado.
Uma das figuras mais importantes da Freguesia é  Augusto  Gil. Embora ali não  tenha nascido, era a aldeia natal de sua mãe e ali vinha passar grandes temporadas sempre que podia. 


O orago desta povoação é  Santo Estêvão.
A Igreja Paroquial é muito antiga e foi integrada no património da Ordem do Hospital, na época da Reconquista Cristã.
Por pertencer à referida Ordem  a Igreja de Maçal do Chão não foi taxada em 1321, ao invés do que aconteceu com  quase todas as Igrejas de Celorico, pois só tinham este benefício as Igrejas da Ordem do Hospital. 
O seu  interior é rico em talha dourada e possui os seguintes Santos: Santo Estêvão, São Luís, Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus, Senhora das Dores, Mártir São Sebastião, Senhora da Conceição, Senhora do Rosário, Senhora da Paz, São José, Santo António e Menino Jesus.



Em 1916, o campanário da igreja  foi substituído por uma Torre, separada da Igreja.
Para além da Igreja Matriz, existem ainda outro local na aldeia.

- Capela de S. Brás


Situada no cimo da povoação, alberga as  imagens de  São Brás, São Bento e São Domingos.





Obrigada pela sua presença. Volte sempre!







Sem comentários: