Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Porque É Fim de Semana: União das Freguesias de Cortiçô da Serra, Vide Entre Vinhas e Salgueirais

Porque é fim de semana, vamos continuar no Município de Celorico da Beira, para conhecer um pouco das aldeias que compõem a União das Freguesias de  Cortiçô da Serra, Vide Entre Vinhas e  Salgueirais
Como o nome indica, é formada por três antigas freguesias, extintas em 2013, no  âmbito da reforma administrativa nacional.

Cortiçô da Serra



Cortiçô da Serra é uma das mais antigas do Concelho, sendo as primeiras referências da localidade no início  da monarquia. 
Inicialmente, denominava-se “Cortico” – que significava descascar – para depois se chamar Vila Boa de Jejua, voltando novamente a designar-se, com renovada pronúncia, Cortiçô. Segundo a “Nova História da Ordem de Malta”, Cortiçô começou por ser uma albergaria. 

Teve foral de Martim Pires e sua mulher D. Teresa Martins que eram senhores da freguesia em 1254, sendo renovado em 1333. 
Mais tarde, foi doada a João Afonso, filho do rei D. Dinis. 

Cortiçô da Serra era, inicialmente, uma freguesia pertencente à comarca de Linhares. Com a extinção desta comarca, Cortiçô passou para o concelho de Celorico da Beira, sendo sede duma freguesia que englobava as aldeias de Mourela e Porteira. Em 2013 a freguesia foi extinta para passar a integrar a União das Freguesias de  Cortiçô da Serra, Vide Entre Vinhas e  Salgueirais.
  


O Orago da povoação é Nossa Senhora da Conceição.
A Igreja Matriz data do século  XVIII, mas o campanário  é mais antigo, possivelmente no século XVII. 
No interior  para além do altar-mor dedicado à padroeira, existem  mais outros dois: um dedicado a Nossa Senhora  da Piedade e o outro ao Sagrado Coração de Jesus. 
Em 1243 passou a pertencer ao Cabido.
Em Cortiçô da Serra existem outros locais de interesse:
- Capela S. Sebastião (Antiga capela de Sto. António);
- Capela do Divino Martir;
- Cruzeiro (Largo do Rossio)...


Vide Entre Vinhas


Situada a  7 km da sede do concelho, esta localidade deve ter sido uma antiga fortaleza, existindo a teoria de o local denominado por Penedo Gordo ter sido um castro.
 No lugar da Quintã existem as ruínas dum antigo convento ou Igreja,calculando-se ter sido aí a origem da povoação. 
Vide-Entre-Vinhas foi também uma antiga freguesia, extinta em 2013, no âmbito da reforma administrativa nacional e integrada depois na União das Freguesias de Cortiçô da Serra, Vide Entre Vinhas e  Salgueirais.
O seu topónimo deve-se talvez ao facto de ali existirem muitas vinhas.   


O Orago da aldeia é Nossa Senhora da Anunciação.
A paróquia de Nossa Senhora da Anunciação foi curato da apresentação do convento de São Jerónimo, do Campo de Coimbra.

Salgueirais


Salgueirais localiza-se na parte montanhosa do concelho, na extremidade da Serra da Estrela.
Inicialmente, era  uma freguesia  do antigo concelho de Linhares. Em 1855, com a extinção do município, a freguesia  passou para o  de Celorico da Beira até 2013, data em que foi integrada na União das Freguesias de Cortiçô da Serra, Vide Entre Vinhas e  Salgueirais.
O seu nome deriva da abundância de salgueiros no local.


O Orago da aldeia é Nossa Senhora das Neves, venerada numa bela igreja situada no centro da povoação.
Para além da Igreja Matriz existe ainda outro templo religioso, a Capela de Nossa Senhora do Ouvido.



Desta União de freguesias fazem parte ainda as aldeias de  Porteira, Mourela e  Galisteu.




As povoações de Porteira e Mourela formavam antigamente  uma freguesia, mas pertencente ao concelho de Linhares. Com a extinção da comarca de Linhares, foram integradas na freguesia de Cortiçô da Serra.





Galisteu

Situada num planalto, esta aldeia foi também uma antiga freguesia do concelho de Linhares,   que foi integrada na freguesia de Vide Entre Vinhas. 



Obrigada pela sua presença. Volte sempre!






Sem comentários: