Powered By Blogger

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Vila Cova do Alva: Templos Religiosos - Igreja Matriz

Já várias vezes escrevi aqui no Açor acerca de Vila Cova do Alva, uma bela povoação do concelho de Arganil, outrora conhecida por Vila Cova de Sub Avô.
Durante esta semana vou escrever acerca de alguns templos religiosos desta povoação e começo com a Igreja Matriz.



Datada do início do século XVIII - 1712 segundo a inscrição na base da cruz que remata a fachada principal, foi a segunda Matriz de Vila Cova que até então era a Ermida de São João de Alqueidão.
Situada num local elevado da zona histórica, este templo de arquitectura regional, tem como orago Nossa Senhora da Natividade.
Tem planta longitudinal, tendo uma bonita fachada onde se destaca o portal encimado por frontão como esfera armilar e nicho com a imagem da padroeira.
Adossada à fachada lateral tem uma torre sineira. 
O interior tem nave única, capela-mor. Na nave destacam-se o púlpito, as capelas do Espírito Santo e a de Nª Srª da Piedade ( imagem em calcário gótica, do princípio do séc. XVI) e dois altares colaterais, com retábulos de estilo nacional. 
Na Capela-Mor, sobressai o retábulo-mor, em talha dourada, tendo nichos com as imagens de Nª Srª do Rosário, de Stº António,  e de S. Sebastião e em local de destaque a  imagem da padroeira.



Obrigada pela sua presença. Volte sempre!
















Sem comentários: