Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Grécia: Acróplole de Atenas

Regresso após uma pequena pausa em que me desloquei em passeio,à Grécia.
Atenas  foi o local privilegiado desta deslocação e, é pela capital grega, mais precisamente pela Acrópole, que inicio a minha partilha de imagens.

Atenas Acrópole de Atenas

A Acrópole é uma colina rochosa com 150 metros de altitude, em volta da qual se desenvolveu a cidade de Atenas.
 
Iniciámos a subida  da colina,  junto ao teatro de de Dionísio e fomos apreciando a paisagem citadina que se estende aos nossos pés. 

Atenas Vista parcial a partir do PartenonLá no alto, aguardam-nos algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como são os casos do Partenon e do Erecteion.
 Atenas Partenon 
O Partenon, cujo nome  significa "casa da virgem", foi dedicado a Athena Pallas, deusa de atributos guerreiros e da sabedoria, guardiã e protectora da cidade-estado Atenas.

Foi reconstruído sobre estruturas já existentes, no século V A.C., durante o governo de Péricles, para celebrar a vitória contra os Bárbaros.

Atenas Templo do Erecteion 
O Templo do Erecteion possuía dois pórticos desiguais: o primeiro, virado a norte, de grandes dimensões era dedicado a Poséidon e, no lado contrário, a sul, virado para o Templo do Pártenon, encontrava-se o famoso Pórtico das Cariátides, que recebeu o nome a partir das seis cariátides (figuras femininas) que sustentam a cobertura, substituindo as colunas.

Atenas Odeón de Herodes Ático

Um pouco mais abaixo, um outro teatro: o  Odeón mandado construir por  Herodes Ático  em honra da sua falecida esposa Regilia.


Descemos a colina e dirigimo-nos   para o  Novo Museu da Acrópole onde completámos a visita. 


Ali, pudemos apreciar as escavações arqueológicas  existentes à entrada deste espantoso espaço museológico, bem como um vasto espólio encontrado na Acrópole.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

1 comentário:

Unknown disse...

Um país que está nos meus sonhos visitar.