Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Porque É Fim de Semana...

Porque é fim de semana, vamos partir para um novo concelho à descoberta de mais algumas aldeias da serra do Açor. Assim vamos para o concelho de Seia  e começamos pela Vide, uma localidade situada no limite das serras do Açor e Estrela, à beira do rio Alvôco.
A Vide pertenceu ao  concelho de Loriga mas, no  início do século XVII, recebeu carta de foral passando a   vila e sede de concelho.  

Em 1834 passou, novamente,  a pertencer ao concelho de Loriga e, em 1855, foi finalmente integrada no município de Seia. Foi sede de freguesia até 2013 e, atualmente, faz parte da União das Freguesias de Vide e Cabeça.
Por ali passou D. Dinis a caminho da capital de então, vindo do Sabugal onde se tinha
encontrado com os enviados de Aragão para combinarem o casamento com D. Isabel, tendo pernoitado na velha «Albergaria».

Da antiga freguesia fazem parte várias outras aldeias e pequenos lugares : Abitureira, Baiol, Balocas, Baloquinhas, Barreira, Barriosa, Barroco da Malhada, Borracheiras, Carvalhinho, Casal do Rei, Casas Figueiras, Cide, Costeiras, Coucedeira, Fontes de Cide, Fradigas, Gondufo, Malhada Cilhas, Monteiros, Muro, Outeiro, Ribeira, Rodeado, Sarnadinha e Silvadal, Levadas, Obra e Chão Cimeiro.
A Vide tem como padroeira Nossa Senhora da Assunção venerada na sua Igreja Matriz e cuja festa se realiza anualmente a 15 de Agosto.
Mensalmente, realiza-se a Feira Mensal, até há poucos anos, uma das mais concorridas e castiças da região. Caminhando por entre as tendas e barraquinhas de "comes e bebes"  podem-se ainda sentir as tradições e hábitos medievais.


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.




2 comentários:

Unknown disse...

a minha mãe era de coucedeira como vou para lá ? preciso de informaçºoes
obrigado

Lourdes disse...

Há vários desvios e seria confuso estar a explicar aqui, um percurso de aproximadamente 300Km. No entanto, sugiro que consulte: http://www.viamichelin.pt.