quarta-feira, 6 de maio de 2015

Grécia: Delfos



Depois de recordar, em Atenas, uma parte do que aprendi sobre mitologia nas aulas de história do liceu, continuei a reviver as minhas memórias, desta vez em Delfos, no local onde se situam as ruínas do Templo de Apolo.
Delfos Museu Arqueológico
Maquete do templo de Apolo
Este importante templo da antiguidade fica um pouco afastado de Atenas e a viagem durou cerca de 3 horas, tempo suficiente para termos uma outra perspectiva do modo de vida dos gregos.
DSC06166
Campos cultivados
Pelo caminho, deparámos com várias povoações rodeadas por campos primorosamente cultivados; grandes extensões de olivais que fazem com que a Grécia seja um dos maiores produtores mundiais de azeite;  terrenos  cobertos com painéis solares, que os  gregos utilizam, para rentabilizar os  preciosos raios solares com que são bafejados a maior parte do ano; rebanhos de cabras a pastar em vários locais à medida que subíamos o monte Parnaso;…
DSC06299
Casas dos pastores do Monte Parnaso
As paisagens com que os nossos olhos se deparavam eram imponentes e de tirar o fôlego. 
De vez em quando, avistávamos espalhadas pelas encostas algumas casas, que servem de retiro aos pastores e atravessávamos pequenas aldeias típicas encravadas nas vertentes rochosas do monte.
Arachova
Arachova
Finalmente, encaixado na fascinante paisagem montanhosa, deparámos com   o Templo de Apolo, que foi   considerado o centro religioso da Grécia Antiga,localizado junto à cidade de  Delfos.
Delfos Templo de Apolo No Templo funcionava o famoso Oráculo, onde os gregos se deslocavam em tempo de guerra, antes de tomar decisões importantes ou para tentar saber os seus problemas, fossem eles de saúde, de amor ou de negócios. 
De tal forma o Oráculo foi importante, que os gregos consideravam-no  o centro do mundo, o umbigo do mundo.
Delfos Templo de Apolo
O templo estava rodeado de várias capelas (os tesouros), onde as pessoas depositavam as suas ofertas, agradecendo pelas  graças obtidas. 
Delfos Templo de Apolo Atualmente, existe restaurada a mais importante de todas as capelas, onde foram depositadas as ofertas da cidade de Atenas, em agradecimento pela vitória na Batalha de Maratona.
Delfos Teatro do Templo de Apolo
Teatro


Existem também um  Teatro e um Estádio  instalados na parte superior do santuário.
 Delfos Museu Arqueológico
Muitas das esculturas, jóias e outros achados arqueológicos deste templo encontram-se no Museu Arqueológico de Delfos, situado junto às ruínas do santuário, que visitámos antes do regresso a Atenas.

Delfos Museu Arqueológico

Este foi mais um lugar fantástico da Grécia, que  surpreendeu pela quantidade de riqueza das ruínas dos templos e pela impressionante vista panorâmica do vale de Delfos.
Monte Parnaso
 Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: